Usar o mesmo absorvente interno por horas pode causar morte - Clinica Fares

Usar o mesmo absorvente interno por horas pode causar morte

19 de janeiro de 2016

Por Redação

Uma doença silenciosa que pode acometer mulheres que insistem em utilizar por horas o absorvente interno. Assim é a síndrome do choque tóxico (SCT), que tem um alto grau de mortalidade e afeta uma a cada 100 mil pessoas. Síndrome do que, mesmo?

Tóxica porque a doença é causada pelo excesso de toxinas produzidas pela bactéria “staphylococcus aureus”. A bactéria existe normalmente no corpo da mulher, mas, com o uso por horas do mesmo absorvente interno, o corpo se torna o ambiente propício para que essa bactéria se reproduzir rapidamente.

E aí que mora problema: a bactéria se prolifera e acaba gerando toxinas em excesso que, além de causar uma infecção por causa da proliferação dessa bactéria, pode desencadear a síndrome do choque tóxico nas mulheres.

Esse quadro pode causar feridas na vagina, porta de entrada para a bactéria, que pode ainda infectar a mulher pelo sangue e gerar uma no corpo todo.

Não há uma idade específica para a síndrome do choque tóxico aparecer nas mulheres. Assim, qualquer mulher pode desencadear a síndrome desde que fique com o mesmo absorvente interno por mais de oito horas.

Por isso, é bom ficar atenta aos primeiros sintomas da síndrome. Se você estiver usando absorventes internos e apresentar febre alta, dor muscular generalizada, náuseas e vômitos, pressão arterial baixa, alterações na pele como vermelhidão e erupções, procure um médico. O tratamento da SCT deve ser iniciado o mais rápido possível.

Fica nosso alerta: a evolução em uma mulher que apresenta SCT é bem rápida e, se não diagnosticada a tempo, pode levar à morte da mulher. Manter uma higiene íntima inadequada é um fator que também pode contribuir para o surgimento da síndrome.

Posted in dicas, ginecologia by Larissa Garcia | Tags: , , , ,