Puberdade precoce aprenda os sinais - Clínica Fares

As crianças e os sinais da puberdade precoce

20 de janeiro de 2016

Por Redação

Pais e mães costumam se assustar quando percebem que seus filhos e filhas já estão bem crescidinhos e aparecem os primeiros sinais de puberdade, uma fase onde o corpo das crianças começa a mudar e vai ficando cada vez mais parecido com um corpo de um adulto.

Geralmente, a puberdade tem início em meninas entre 8 e 13 anos de idade, e em meninos com idade entre 9 e 14 anos. O problema é que os sinais da puberdade precoce acontecem bem antes desse período e podem acarretar alguns problemas.

Pais e mães, atenção: nas meninas, o principal sinal da puberdade precoce é a telarca, ou seja, o aparecimento do broto mamário, geralmente percebido como

adolescenciaprecoce um pequeno “caroço” atrás do mamilo, que pode ser doloroso ou não. Nos meninos, o que deve chamar a atenção são o aparecimento de pelos , além do desenvolvimento genital.

Nas meninas, essa precocidade pode ainda resultar na primeira menstruação de forma muito precoce, o que acaba se tornando um problemão no desenvolvimento físico  e psicológico. Essa menstruação precoce pode atrapalhar e muito, por exemplo, que essa criança atinja a altura que geneticamente poderia desenvolver se ela não tivesse puberdade precoce.

 

Se os sinais da puberdade aparecerem antes dessa faixa etária (meninas entre 8 e 13 anos de idade e meninos com idade entre 9 e 14 anos) , pais e mães devem ficar atentos. É importante que pais e mães entendam com clareza que esse desenvolvimento mais cedo, não é natural e pode trazer consequências para a vida da criança.

 

Caso algum dos sinais citados anteriormente aparecerem no seu filho ou filha e ele ou ela tiver menos de 8 anos, marque uma consulta com o pediatra para que seja feita a primeira avaliação e encaminhe, se necessário, a um endocrinologista na Clínica Fares.

 

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE