Dicas para grávidas - Clínica Fares - Clinica Fares

Dicas para grávidas – Clínica Fares

4 de março de 2016

A Clínica Fares separou algumas dicas para grávidas sobre alimentação: 

A necessidade de proteínas na gravidez é de cerca de 60g por dia, cálcio é de 1200mg e ferro 15 a 30 mg. Carnes magras, aves, peixes, nozes, ovos, lentinhas, feijões e queijos são boas fontes de proteína. É necessário evitar queijos não pasteurizados e carnes cruas ou malpassadas (podem conter bactérias ou passar toxoplasmose). O cálcio pode ser obtido em vegetais de folhas verdes, suco de laranja, leite, iogurte e queijo.

O ferro é encontrado em peixes, aves, cereais ou grãos integrais, vegetais de folhas verdes, legumes, frutas secas, ovos fígado e carne vermelha.

alimentos

Vitaminas e Suplementos Minerais:

Algumas mulheres necessitam tomar suplementos vitamínicos para garantir o desenvolvimento adequado do feto. Pergunte ao seu médico sobre vitaminas e suplementos minerais.

Medicamentos:

Alguns medicamentos podem afetar o bebê no período da gravidez. Por isso, é importante consultar um médico antes de usar qualquer medicamento. Somente um profissional poderá orientar-lhe de acordo com a classificação de risco do medicamento, o que é mais indicado no seu caso.

 

Frutas:

Melancia: Essa fruta é composta por 90% de água, a melancia é ricas em sais minerais e vitaminas, além de ter baixo valor calórico. Além disso, ela tem ação antioxidante e diurética, que favorece a eliminação das toxinas do corpo.

Mamão: Fruta rica em água, é uma boa fonte de vitamina A e C, essenciais na manutenção da saúde da mamãe e do bebê. Além disso, é aliado no combate a constipação intestinal, problema comum durante a gestação.
Laranja: Uma das frutas mais ricas em vitamina C devem fazer parte do cardápio das futuras mamães porque facilitam a absorção do ferro pelo organismo. Além disso, a laranja é rica em fibras e minerais.
Acerola: Rica em vitamina C e, por isso, fortalece a imunidade da gestante, evitando gripes, resfriados e infecções.
Abacate: rico em magnésio, o abacate ajuda a evitar câimbras e combate o cansaço e a fadiga, comuns nos últimos meses de gravidez. Apesar de ser rico em “gorduras do bem”, o abacate é calórico e deve ser consumido com moderação.
Banana: essa fruta é rica em carboidratos e contém vitamina B6, que auxilia a formação do feto e ajuda a evitar os enjoos das primeiras semanas.
Kiwi: na lista das frutas ricas em vitamina C, o kiwi também deve estar na fruteira das gestantes. Com alto teor de fibras, ele ainda estimula o funcionamento do intestino.
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