O que é Endoscopia? - ClinicaFares

O que é Endoscopia?

20 de dezembro de 2016
0 Flares Facebook 0 LinkedIn 0 Google+ 0 Email -- 0 Flares ×

O ser humano sempre teve curiosidade e interesse em conhecer o interior do seu corpo…O classico Filme “Viagem Fantástica”

retrata bem essa curiosidade, no qual um submarino é miniaturizado para realizar uma viagem pelo organismo. Com a medicina não

é diferente e na década de 60 iniciou-se o desenvolvimento dos primeiros protótipos de aparelhos para realização da endoscopia.

O exame de endoscopia digestiva alta tem a finalidade de avaliar a mucosa do Esôfago, Estômago e Duodeno (Porção inicial do Intestino Delgado)

com o intuito de se investigar a presença de Esofagites, Gastrites, Úlceras, Pólipos, Tumores, etc.

O exame é indolor, realizado através de um aparelho flexível que apresenta uma câmera em sua extremidade permitindo

a visualização da mucosa, em tempo real e sshutterstock_359031647endo possível a documentação fotográfica das alterações encontradas.

Ainda hj nos deparamos com pacientes aflitos e assutados antes da realização do exame, devido a comentários

de pessoas que realizaram o exame num passado mais distante. Atualmente o exame é indolor e realizado após uma

sedação leve e segura com o propósito de diminuir o desconforto que o exame possa causar. A pergunta que mais ouço após o exame é “Já acabou? Mas eu nao vi nada”… o que demonstra a eficácia da sedação utilizada nos dias atuais.

Atraves do exame é possível colher material para biopsias, bem como a remoção de Pólipos e pequenos tumores. Após o procedimento o paciente aguarda alguns minutos numa sala de recuperação, faz um lanche para “quebrar” o jejum e após isso recebe alta, sob os cuidados do seu acompanhante.

O exame esta indicado quando o paciente apresenta queixas de Dor de Estômago, má digestão, queimação, vômitos, dificuldade de engolir, perda de peso, sangramentos, etc.

Algumas recomendações são necessárias. Dentre elas:
– Jejum de oito horas;
– Estar com um acompanhante maior de idade e em boas condições físicas e mentais;
– Só será possível dirigir, operar máquina e realizar tarefas que demandem atenção após 12-24hs do exame.
– Não se recomenda o exame em mulheres grávidas. Mulheres que amamentam devem descartar o leite até seis horas após a realização do exame, depois desse período, podem amamentar normalmente.

Na clinica Fares realizamos a Endoscopia Digestiva Alta seguindo todos os protocolos de segurança e utilizando aparelhos modernos, de última geração e que fornecem imagens em alta resolução.

                                         
                                                                                                                                                   Texto por : Dr. Túlio Medeiros – Coordenador médico da Endoscopia – Clinica Fares (Santo Amaro/ Osasco) – CRM:132218 tulio
Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE