Glaucoma - ClinicaFares

20 de janeiro de 2017

Você sabe o que é glaucoma? Leia o texto escrito pelo Oftalmologista da Clínica Fares Dr. Jaime Martins e aprenda mais sobre esse assunto.

O que é? É uma doença degenerativa do nervo óptico, que pode ou não estar associado a pressão alta intra ocular.

Quais consequências? É uma doença que pode levar à cegueira e, apesar de tentarmos controla-la reduzindo a pressão intra ocular, não tem cura.

Quais fatores de risco? Idade maior que 40 anos, história familiar da doença em parentes de primeiro grau, raça negra, asiáticos, traumas oculares , inflamações intra oculares e cirurgias oculares.

Há relação entre pressão alta intra ocular e pressão alta sistêmica? Não.

Como posso evitar? Na verdade, não há uma fórmula para evitar o glaucoma. O mais importante é passar em consultas periódicas com seu oftalmologista para que, em caso de doença, ela seja diagnosticada precocemente.

Quais sintomas? Na maioria das vezes, não apresenta sintomas, até que a doença esteja avançada. Em alguns casos o paciente pode queixar-se de uma dor súbita, vômitos e baixa de visão no olho afetado. Em casos avançados, o paciente terá baixa de visão e perda de visão periférica.

Como trato o glaucoma? O tratamento vai depender do subtipo dele, mas basicamente, inicia-se com colírios para reduzir a pressão. Em casos onde não obtemos sucesso, pode-se lançar mão de cirurgia para esse fim. Em outros casos conseguimos controlar a pressão ou evitar a progressão do glaucoma com procedimentos a laser. Mas o mais importante, é que o paciente com diagnóstico de glaucoma sempre seja acompanhado pelo seu oftalmologista pelo menos de 2 a 4 vezes ao ano.

Visão sem glaucoma                                                    Visão com glaucoma

glaucoma

Jaime

Texto por : Dr. Jaime Martins – Oftalmologista –  Clínica Fares Cachoeirinha – CRM: 159060