Guia da Dor de Cabeça - ClinicaFares

Guia da Dor de Cabeça

31 de janeiro de 2017
A dor de cabeça é uma das queixas mais comum nos consultórios médicos. É difícil encontrar alguém que nunca tenha tido, pelo menos, uma vez durante a vida. Existem várias causas para dor de cabeça.

A grande maioria é benigna e causadas por 3 síndromes:

– Enxaqueca (migrânea);
– Cefaléia tensional;
– Cefaléia em salvas.

Entre as causas graves de dor de cabeça, destacam-se:

– Tumores cerebrais;
– Aneurismas;
– AVC hemorrágico;
– Arterite temporal;
– Trombose venosa cerebral;
– Meningite.

Enxaqueca:

dordecabeça1A Enxaqueca causa dores de cabeça muito intensas, mas que tem características próprias, sendo uma dor de cabeça unilateral (apenas um lado) na maioria dos casos, pulsátil e de início gradual ou seja vai piorando aos poucos até atingir grande intensidade. A dor costuma piorar com a  luz forte e barulho e pode vir acompanhada de náuseas, vômitos ou tonturas.

A maioria dos pacientes apresentam aura, que são sinais que precedem a Enxaqueca. Podem ser como flashes de luz, manchas escuras em forma de mosaico ou imagens brilhantes em ziguezague na vista e formigamento em alguma região do corpo, que ocorrem antes do início da dor de cabeça.

Alguns fatores podem desencadear a Enxaqueca como estresse, menstruação, fome, exercícios, anticoncepcionais, perfume, fumaça, refrigerantes ou comidas que contenham nitritos, aspartatos, tiramina ou glutamato.

Cefaléia tensional:

dordecabeça2A Cefaléia tensional é uma dor de cabeça leve, que causa dor em toda a cabeça, irritabilidade falta de apetite, dificuldade de concentração. Pode durar de 30 minutos até 1 semana. O estresse costuma ser a principal causa desse tipo de  dor de cabeça.

Cefaléia em salvas:

dordecabeça3A Cefaléia em salvas é mais comum em homens, causa dor em volta dos olhos com lacrimejamento e vermelhidão. A dor costuma ser extremamente forte maior e sempre do mesmo lado da cabeça. Pode ocorrer nariz entupido, coriza, suor facial, queda de pálpebra e sensação de inquietude ou agitação.

Alguns fatores podem ajudar no aparecimento desse tipo de dor de cabeça como:

  • Tabagismo;
  • Bebidas alcóolicas;
  • Altitude;
  • Baixa saturação de oxigênio;
  • Altas temperaturas;
  • Ansiedade;
  • Oscilações do humor.

Sinais de alerta:

1- Dor Súbita. Se a dor de cabeça aparece de forma súbita e atinge seu ápice de intensidade em poucos segundos, é muito preocupante;

2- Dor de cabeça com outros sintomas neurológicos associados. Fique atento se a dor vier com sintomas de fraqueza muscular em alguma parte do corpo, alteração de sensibilidade, confusão mental, alteração visual ou dificuldade para falar ou caminhar;

3- Febre, náuseas, dificuldade de movimentar o pescoço, manchas pelo corpo ou mesmo calafrios pode significar uma meningite, um abscesso cerebral, uma sinusite ou mesmo dengue;

4- Dores de cabeça que surgem depois de algum trauma, por exemplo uma batida na cabeça;

5- Dores que se iniciam depois de esforços físicos ou atividade sexual.

 

Atenção: Quando a dor de cabeça incomoda muito e alterar o seu ritmo de vida é fundamental procurar ajuda especializada de um Neurologista. 

 
Posted in neurologia by Clinicafares | Tags: ,
Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE