Condromalácia patelar, saiba o que é - Clinica Fares

Condromalácia patelar, saiba o que é

28 de julho de 2017

A condromalácia patelar (CP) é definida como o amolecimento da cartilagem da patela (rótula) e conhecida popularmente como “dor anterior de joelho”. A patela é um osso que se localiza na parte anterior do joelho, que geralmente tem um formato triangular, sendo estabilizado por tendões, ligamentos e músculo.

Com uma incidência de 40% na população mundial, a condromalácia patelar apresenta a prevalência em mulheres jovens. Este fato ocorre devido ao eixo quadril e joelho, que no caso das mulheres possuem uma base mais alargada do quadril proporcionado um joelho em “x” ou “joelho para dentro”

Os principais sintomas são: dor, dor durante atividade física, estalidos na articulação (crepitação), inchaço abaixo da patela (edema).

Outro ponto importante a se destacar é que a CP pode ocorrer em diferentes graus, sendo grau 1 (amolecimento da cartilagem) até graus mais avançados, onde ocorre uma fissura da cartilagem. Ela se dá por inúmeros motivos, mas o mais comum é o aumento da pressão na cartilagem da patela, durante a prática esportiva, criando uma fricção local, promovendo assim o desgaste desta cartilagem.

A condromalácia patelar é comumente encontrada em pacientes que permanecem sentados por longos períodos, subir e descer escadas, praticantes de caminhadas, corridas e musculação.

O diagnóstico da CP pode ser realizado através de exames clínicos e com auxílio da ressonância magnética (RM).

Geralmente, o tratamento é conservador (não cirúrgico) com uso de medicação para alívio da dor, fisioterapia para fortalecimento muscular e viscosuplementação para lubrificação da articulação (ácido hialurônico).

Sempre procure seu médico para realizar o melhor diagnóstico.

Crodomalácia patelar - Marcelo Abrahão

Marcelo Ismael Abrahão
Fisioterapia
Crefito: 120100F

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE