Alimentos que aumentam a imunidade - Clinica Fares

Alimentos que aumentam a imunidade

4 de agosto de 2017

Os alimentos responsáveis pelo aumento da imunidade são todos aqueles ricos em nutrientes e que ajudam na formação das células de defesa do nosso organismo. Neste aspecto, podemos destacar as frutas, verduras e legumes. Eles além de melhorar as defesas do nosso organismo, também ajudam a combater vírus e infecções.

Pessoas que precisam aumentar a imunidade necessitam de uma alimentação balanceada, e da inclusão de no mínimo três frutas ao dia. Além disso, é super importante adicionar às refeições os peixes, sementes, verduras e legumes, tanto no almoço, quanto no jantar. Entre os intervalos, dê preferência aos sucos e vitaminas naturais.

Confira alguns alimentos que aumentam a imunidade:

Iogurte natural desnatado: por possuir probióticos, importantes para a produção das células do sistema imunológico, garante a integridade e bom funcionamento do intestino.

Morango: é rico em vitamina C, magnésio e potássio. Possui, também, propriedades antioxidantes que aumentam a produção das células de defesa no organismo e reduzem as chances de infecções.

Kiwi: também é rico em vitamina C, magnésio e potássio. Tempropriedades antioxidantes e fibras que auxiliam para o bom funcionamento do intestino. O Kiwi, além de contribuir com a nossa imunidade, também ajuda na saúde da pele, pois neutraliza os radicais livre, causadores do envelhecimento precoce.

Tomate: possui vitamina A e é importante para manter a integridade das células do sistema imunológico.

Sementes de Girassol:  ricas em vitamina E (antioxidante), protege as células do corpo contra substâncias tóxicas, radicais livres e radiação.

Semente de Chia: é antioxidante por ser rica em ômega 3. Possui fibras, vitaminas e minerais. Também é fonte de zinco e selênio, que auxiliam no sistema imunológico, desempenhando um papel muito importante para reforçar as defesas do organismo, junto com o fósforo, manganês, sódio, cálcio e potássio, e esses são verdadeiros aliados para a manutenção da integridade e saúde das células.

Salmão: também é rico em ômega 3, importante na regulação de algumas células imunológicas. Possui ação anti-inflamatória.

Sardinha: é outra excelente fonte de ômega 3, vitaminas e minerais, além de possuir cálcio, potássio, fósforo, ferro, magnésio, sódio e selênio, vitamina A, vitaminas do complexo B e vitamina D.

Receita para aumentar a imunidade

Essa receita de suco é rica em vitamina C e Zinco, nutrientes importantíssimos para aumentar as defesas do organismo, como vimos.

Ingredientes:

4 laranjas médias

4 unidades de morango

1 unidade de Kiwi

1 colher de sopa de semente de chia

250 ml de água

Modo de preparo:

Lavar bem as laranjas e morangos. Descascar o kiwi e cortar em rodelas, espremer o suco das laranjas e bater no liquidificador, junto com as demais frutas.
Não precisa peneirar.

Dra. Adriana LimaDra. Adriana Lima
Nutricionista
CRN: 34.984

 

 

 

Posted in dicas, nutrição by Clinicafares | Tags:
Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE