Você sabe o que são manchas mongólicas? - Clinica Fares

Você sabe o que são manchas mongólicas?

9 de agosto de 2017

São aquelas manchas que nascemos com elas. São usualmente identificadas no período neonatal quando ainda somos bebê, sendo a mancha mongólica uma das mais frequentes. Ela resulta aparentemente de uma falha durante a formação da pele.

A sua incidência em recém-nascidos varia dependendo da cor da pele, sendo mais frequente em negros, asiáticos e hispânicos. A região mais comum de ocorrência é a sacrococcígea, seguida pelas áreas glútea e lombar.

No caso de lesões extensas, os flancos, ombros e os membros inferiores podem ser acometidos. A lesão é caracterizada por uma mancha de coloração azul acinzentada, geralmente de formato oval ou arredondado, medindo cerca de 10 centímetros.

Esta mancha é uma alteração bem conhecida e benigna, não causando maior preocupação do ponto de vista clínico e desaparecendo até a idade adulta. A importância do reconhecimento dessa lesão está na orientação adequada a ser feita aos pais das crianças. Eles muitas vezes ficam apreensivos por esperarem que seus filhos não apresentem nenhuma imperfeição ao nascimento.

 

 

Dr. Fabricio Freitas

Medico: Dr. Fabrício Freitas

Dermatologia

CRM: 122138

Posted in dermatologia, pediatria by Clinicafares | Tags:
Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE