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Sinais de alerta em crianças menores de dois anos

25 de agosto de 2017

As consultas de rotina são sempre muito importantes, principalmente, nos primeiros dois anos de vida, por inúmeras razões.
Dentre os motivos, está o desenvolvimento infantil. Se algo não estiver indo bem no seu crescimento, quanto antes iniciados os estímulos, melhor resposta e desempenho terá a criança.

E ninguém melhor do que o pediatra para orientar e tirar dúvidas do que é esperado ou não para cada faixa etária.
Até porque, às vezes, crianças demoram a realizar algum aprendizado, somente por falta de estímulo. Como, por exemplo, aquelas crianças que ficam muito tempo em carrinho ou andador – vão demorar mais para andar; as que ficam com chupeta o dia todo, as que os pais não cantam, não conversam e apontam tudo com o dedo e recebem sem pedir – irão demorar mais para falar. Desta forma, uma orientação, os pais não devem realizar as atividades quando as crianças já são capazes de fazê-las.

Sinais de alerta em crianças menores de dois anos

Para tirar suas dúvidas, converse com seu pediatra e veja na lista abaixo alguns sinais nas crianças com até dois anos merecedores de atenção:
2 meses – não segura a cabeça e não reage ao som;
3 meses- deitado de barriga para baixo, não usa os braços para suportar o corpo e levantar totalmente a cabeça;
4 meses – não segura objetos, não emite sons, não sustenta a cabeça e não senta com apoio;
6 meses – não alcança um brinquedo, não leva objetos a boca, não rola, não localiza sons, evita contato visual, não demonstra afetividade, não dá gargalhadas ou demonstra expressões alegres;
9 meses – não transfere objeto de uma mão para outra, não senta sem apoio, não brinca de esconde/acha, não olha quando é chamado pelo nome, não reconhece familiares e não olha para onde você aponta;
12 meses – não imita gestos (como bater palmas), não anda com apoio, prefere brincar sozinha, tem reações inesperadas a sons, cheiros, sabores e luminosidade;
15 meses – não anda sem apoio, não executa gestos a pedido e não produz uma palavra;
16 meses- não sobe escada com ajuda;
18 meses – não identifica dois objetos, não rabisca, não anda para trás, não fala pelo menos três palavras, não corre ou salta com os dois pés, não percebe quando o pai ou a mãe saem, não expressa o que quer e apresenta movimentos repetitivos.
24 meses – não tira roupa sozinha, não chuta bola, não reconhece duas figuras, não sobe escada sem ajuda, não se reconhece no espelho, não sabe o que fazer com objetos conhecidos, como pente, colher, telefone; tem interesses obsessivos a brinquedos ou coisas e não brinca de “faz de conta”.

Veridiana Rolim Soares de Abreu

 

Veridiana Rolim Soares de Abreu
Pediatra
CRM: 130948

Posted in pediatria by Clinicafares | Tags:
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