Falsa miopia

Falsa miopia

5 de setembro de 2017

 

Começo esse artigo com uma pergunta. Quantas horas por dia você gasta usando o seu computador ou celular? Talvez não se lembre agora, mas deve ser o suficiente para, às vezes, sentir um incômodo na visão.

Esse desconforto pode estar relacionado ao ”espasmo de acomodação”, mais conhecido também como falsa miopia, que ocorre devido o excesso de contração dos músculos dos olhos. Quando alguém começa a reclamar de dores, cansaço e desfoque na vista, pode ser que o cristalino, sistema responsável pelo foco para perto da visão e movimentado pelo músculo ciliar , esteja gastando muita energia e isso reflete na qualidade da visão.

Se o indivíduo usa em excesso a visão de perto, essa musculatura precisa trabalhar bastante naquela posição. Dessa forma, o músculo “trava” no mesmo lugar para tentar fazer menos esforço, e quando é preciso olhar para longe, o foco está “travado” para olhar de perto e acaba embaralhando a visão.

A falsa miopia pode ser identificada quando se tem reclamações de baixa visão há algumas semanas e principalmente se o indivíduo fica muito tempo conectado no celular, computador ou tablet. Além disso, existem outros motivos para o cansaço da musculatura, como o stress do dia a dia e o cansaço físico devido à má qualidade no sono.

Para descobrir se você tem a falsa miopia, é necessário fazer o exame com a pupila dilatada.Ela relaxa obrigatoriamente a musculatura.

É mais comum encontrar a falsa miopia em pacientes com baixa hipermetropia, isto é, os que conseguem enxergar melhor de longe e começam a ter dificuldade para perto, porque normalmente forçam mais a musculatura para focar a imagem distante e quando precisam ver algo muito próximo sentem mais dificuldades.

Para evitar o espasmo, é recomendável que se faça uma pausa a cada duas horas, de pelo menos 15 minutos na frente do computador ou celular, e, nesse tempo, procure jogar o foco da visão o mais longe possível.

No entanto, a população não está disposta a deixar os aparelhos eletrônicos, e segundo dados da pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas, o Brasil, até o final de 2017, terá um smartphone em uso por habitante. Sendo assim, o paciente com falsa miopia, às vezes, é tratado como míope, por conta do tempo que passa diante de uma tela, muitas vezes por motivo de trabalho.

O diagnóstico da falsa miopia é realizado pelo oftalmologista e, por isso, é importante uma consulta anual. Somente esse especialista poderá fazer as recomendações, exames corretos para tratar o problema e outras doenças nos olhos.

Esteja atento.

 

 

Thomaz Rodolpho Junior
Oftamologista
CRM 65298

Posted in oftalmologia by Clinicafares | Tags:
Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE