Conheça os cinco passos para melhorar a saúde do coração

Cinco passos para melhorar a saúde do coração

29 de setembro de 2017

Hoje, as doenças cardiovasculares são as principais causas de mortalidade em nosso país.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), quase 17,5 milhões de pessoas morrem, no mundo, todos os anos vítimas de doenças cardiovasculares.

Dentre as doenças que mais matam estão inclusas o infarto e o AVC (acidente vascular cerebral).

Apesar de serem perigosas, essas doenças, podem ser extremamente preveníveis. Isto se haver um cuidado adequado com o coração.

Para evitar as doenças cardiovasculares temos que ter uma vida saudável, que inclui os cinco passos:

1- Dizer não ao sedentarismo: O ideal é praticar atividades físicas regularmente, de três a cinco vezes por semana; podendo começar gradativamente, estabelecer metas realistas e escolher um exercício prazeroso;

2- Controlar os fatores de riscos de doenças cardiovasculares: controlar muito bem a hipertensão arterial; que é considerada normal quando mede“12 por 8”;

3- Ter cuidado absurdo para não ter diabetes. Os que já têm diabetes devem tratar de forma adequada com uma alimentação equilibrada, sem excesso de açúcar e carboidrato;

4- Controlar o colesterol total, já que ele é subdividido em LDL (colesterol ruim) e HDL (colesterol bom), que é um tipo de gordura do nosso organismo e seu excesso pode ocasionar riscos à saúde.

5-Ter bons hábitos: isso inclui evitar o tabagismo, porque além de ser um vilão para os pulmões e estreitar a relação com o surgimento do câncer, o cigarro é um grande causador de doenças do coração.

É interessante visitar o cardiologista, inclusive se há casos de pessoas na família com problemas no coração. Contudo, é importante para todos nós adotar um estilo de vida saudável.

Dr. Bernardo Azoury Nassur

Cardiologista