Conheça as doenças associadas ao excesso de peso

Doenças associadas ao excesso de peso

11 de outubro de 2017

Na população, em geral, o excesso de peso, considerando crianças e adultos, chega a incríveis 53,9% da população brasileira.

Estudos também apontam que 34,6% dos brasileiros comem em excesso carnes com gordura e 29,8% dos brasileiros consomem refrigerantes, pelo menos, cinco vezes por semana; associado a falta de atividade física regular, esses números se agravam progressivamente.

A obesidade é uma doença evitável, mas a preocupação é que está associada ao aparecimento de outras doenças, como:

Aumento de 10% do peso, que está associado a um ganho de 6 vezes no risco de desenvolver a apneia obstrutiva do sono.

– Ganho de 5 a 7,9 kg  nas mulheres e eleva o risco em quase 2 vezes de diabetes.

– Doenças do coração, como hipertensão arterial, infarto do miocárdio, insuficiência cardíaca congestiva, acidente vascular cerebral (AVC), arritmias e dislipidemia;

– “Pedra na vesícula biliar”, chamada pelos médicos de litíase biliar;

– “Fígado gorduroso” chamado de doença hepática gordurosa não alcoólica, que acomete de 15 a 30% da população e pode evoluir até mesmo para uma cirrose hepática ou câncer de fígado;

– Eleva  de 1,2 a 1,5 vezes o risco de câncer de próstata;

– Risco aumentado de artrose do joelho e a do quadril;

– Infertilidade masculina e feminina;

– Disfunção erétil;

– Varizes e hemorroidas.

Procure seu médico, ele melhor poderá lhe orientar!

Dra Cristina Midori Otsuzi

Clínica Geral