Câncer de próstata: detecção precoce é o melhor tratamento

1 de novembro de 2017

A próstata é uma pequena glândula exócrina do aparelho genital masculino, localizada no hipogastro, posterior a sínfise púbica e anterior ao reto, de difícil acesso para exploração clínica e radiológica.

Sua base está localizada encostada no colo da bexiga e é atravessada pelo canal ureteral, tem como função, a produção de uma secreção protetora dos espermatozoides.

A hiperplasia prostática benigna (crescimento da zona de transição da próstata) é uma patologia de alta prevalência nos homens, normalmente se inicia na quinta década de vida, afetando 80% dos homens até a idade de 80 anos,  tendo na sua detecção precoce o melhor tratamento.

Os principais sintomas são as alterações do hábito miccional (disúria, polaciúria tenesmo urinário), além de alteração do hábito fecal.

O câncer de próstata é um problema de saúde pública mundial. É o segundo câncer mais comum no homem, tendo no Brasil em 2016, a estimativa de 61200 novos casos (1 milhão de casos novos ano ao mundo), responsável por 12778 óbitos (terceira principal causa de morte entre os homens).

O câncer de próstata, geralmente, cresce lentamente assintomático, entretanto pode apresentar em estágios um pouco mais avançados dor óssea, disúria e polaciúria (dor ao urinar e aumento da frequência urinaria), além de hemospermia (sangue no esperma).

A principal prevenção do câncer de próstata consiste na ida ao médico urologista na idade de 40 anos. Feito isso, o urologista conta com uma gama de exames, como o exame de toque, os exames de sangue (psa livre e total ) e  a ultrassonografia prostática, permitindo com essa trinca de exames diagnosticar a hiperplasia ou próprio câncer de próstata ou avaliar a necessidade de exames complementares, usg transretal, ressonância e bipsia guiado por ultrassonografia.

Todo o homem, desde que viva o bastante, não passará incólume aos problemas referentes à próstata. Podendo apresentar desde sintomas inflamatórios (prostatísmo), sintomas decorrentes do aumento de seu tamanho (hiperplasia), e em alguns casos até mesmo o câncer.

Procure um médico para melhor avaliação e tratamento precoce da doença!

Dr. Pedro Rodrigues Busse

Radiologista