O que é intolerância a lactose?

O que é intolerância a lactose?

24 de novembro de 2017

Inchaço e dores abdominais, diarreia e gases são alguns dos sintomas da intolerância à lactose, que é a incapacidade do organismo de digerir açúcar presente no leite de mamíferos, a lactose.

Segundo a Federação Brasileira de Gastroenterologia, mais de 40% da população brasileira tem algum tipo de intolerância aos produtos lácteos. Veja algumas características desta intolerância:

Tipos de intolerância a lactose

• Intolerância à lactose primária se desenvolve à medida que a pessoa envelhece. É comum em pessoas de idade mais avançada.

• Intolerância à lactose secundária, consequência de alguma doença ou lesão na mucosa do intestino, gerando a incapacidade temporária de ingerir lactose.

• Intolerância à lactose congênita, quando o bebê já nasce com deficiência à lactose.

Sintomas

Os sintomas se acumulam no sistema digestivo e melhoram com a parada de consumo de produtos lácteos. Surgem minutos ou horas depois da ingestão de leito ou seus derivados.

Um dos sintomas mais frequentes é a diarreia. Isto ocorre porque como o organismo não produz ou produz pouca quantidade da enzima digestiva, a lactase, ocorre uma mistura de subprodutos que são fermentados por bactérias que fabricam, por exemplo, ácido lático e gases, provocando retenção de água e o surgimento de cólicas e diarreias.

Além disso, surgem as náuseas. Bebês e crianças podem perder peso e crescer de forma lenta.

Alimentos que têm lactose

Alguns alimentos possuem lactose em sua formação: leite e seus derivados, como manteiga, queijo, creme de leite, leite condensado e requeijão. Outros alimentos têm leite na composição, como bolos, pudins, sorvetes e cremes.

Apesar disso, diversas marcas já disponibilizam no mercado leite, coalhadas, queijo sem lactose. A vantagem é que trazem os mesmos nutrientes que o convencional. Então, estar atento ao rótulo dos produtos é importante.

O tratamento de intolerância a lactose pode variar de acordo com os níveis de intolerância de cada paciente, pois alguns alimentos possuem menos lactose, sendo possível comer uma vez ou outra, dependendo do caso.

Por isso, a procura por um médico gastroenterologista, em casos de intolerância alimentar é extremamente importante.

Matheus Naufal Santelo

Cirurgião geral/ gastroenterologista

CRM 102493

 

Posted in gastroenterologia by Clinicafares | Tags: , ,
Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE