Saúde dos olhos e a tecnologia

Saúde dos olhos e a tecnologia

1 de dezembro de 2017

A evolução tecnológica trouxe rapidamente o“esperado futuro” para os dias atuais. O mundo virtual já é uma realidade em nossas vidas e este já se mostra como um caminho sem volta.

Os computadores que começaram como máquinas grandes e pesadas, hoje, já cabem no bolso. Aparelhos eletrônicos são instrumentos de trabalhos em todos os campos profissionais e são, na maioria das vezes, facilitadores da vida humana.

Entretanto, vale ressaltar que convívio com as telas de computadores, celulares e similares apesar dos benefícios diversos são também nocivos ao homem nos aspectos físico, psíquico e social.

Normalmente, de forma involuntária, piscamos os olhos de 15 a 20 vezes por minuto e esta frequência é responsável pela lubrificação adequada dos olhos.

A atividade prolongada de frente ao computador reduz de maneira significativa a frequência do piscar dos olhos. Portanto, ao reduzir o número de vezes que pisca os olhos, fica comprometida a lubrificação e sintomas de coceira, ardência, lacrimejamento e cansaço visual se tornam queixas cada vez mais frequentes nos consultórios de oftalmologia.

Acredita-se ainda que a luz de espectro azul emitida pelos aparelhos eletrônicos podem trazer riscos a longo prazo para formação de catarata e alterações na retina.

Logo, vale ressaltar a importância de fazer pausas no trabalho com computadores para possibilitar uma lubrificação melhor dos olhos com um piscar adequado.

Algumas vezes, se torna necessária a prescrição de colírios de lágrimas artificiais para auxiliar no restabelecimento do filme lacrimal.

Do ponto de vista psicossocial, vemos a construção de uma sociedade ansiosa pela informação, adultos que não dialogam e crianças reclusas ao mundo virtual.

É importante que as crianças interajam umas com as outras e façam atividades ao ar livre.

Um dos grandes desafios do mundo moderno é receber a tecnologia, utilizar de forma saudável e sustentável e, desta forma, construir uma sociedade versátil e equilibrada.

Qualquer dúvida no aspecto oftalmológico procure um médico oftalmologista, ele melhor poderá lhe ajudar.

Rodrigo Sales Rios

Oftalmologista

CRM 151785

Posted in oftalmologia by Clinicafares | Tags: , , ,
Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE