Dicas para não exagerar no Natal

Dicas para não exagerar no Natal

20 de dezembro de 2017

Natal, é uma época do ano em que as pessoas se reúnem sempre em volta da mesa para comemorar, rever familiares e comer pratos saborosos.

Porém, é preciso ter alguns cuidados para não exagerar e não começar o ano novo com alguns quilos a mais. Segue abaixo algumas orientações:

Não saia de casa de estômago vazio! Tome um iogurte ou coma frutas antes de ir à festa, para não chegar com muita fome e conseguir escolher melhor seus pratos:

  • Evite petiscos, como castanhas, amendoim, salgadinhos, azeitonas e queijos, pois são bem calóricos;
  • Escolha os pratos que mais gosta e coma moderadamente. Dê preferência às aves, carnes de peru e chester, pois são mais magras. Lembre-se de retirar a pele;
  • Controle a quantidade dos acompanhamentos, como arroz, risoto, farofa, cuscuz paulista e tortas salgadas. Como todos são carboidratos, o ideal é servir-se de uma pequena porção;
  • Abuse das saladas de folhas, como rúcula, alface, agrião e escarola. Acrescente tomate cereja, cebola, palmito e pepino. Se gostar, acrescente também frutas às saladas – a manga e o abacaxi combinam bem;
  • Evite a tradicional salada de maionese e o salpicão de frango. Se não resistir, coma pouco;
  • Não exagere nas bebidas alcoólicas. As bebidas destiladas – whisky, vodka, pinga, caipirinha e saquê – são mais calóricas;
  • Alterne a bebida com água. Assim você não exagera na quantidade e aproveita para se hidratar;
  • Aproveite as frutas de época – cereja, ameixa, pêssego, nectarina, abacaxi e melão. Elas são pouco calóricas;
  • Não exagere nas frutas secas. Nozes, amêndoas e castanhas devem ser consumidas com moderação;
  • – Se gostar de panettone, procure comê-lo apenas na véspera ou no dia da Ceia. Todos são bem calóricos, principalmente os recheados com chocolate e trufas;
  • Durante a semana entre Natal e Ano Novo, evite ficar comendo o que sobrou da ceia. Ingerir as sobremesas e os pratos calóricos durante toda a semana fará você engordar.

Segue abaixo alguns alimentos consumidos nas ceias e o valor calórico:

Alimentos / Bebidas Quantidade Kcal
Peru (peito) 2 fatias 150
Chester (peito) 1 fatia 210
Tender 1 fatia 185
Lombo suíno 1 fatia 362
Pernil 1 fatia 250
Salpicão de frango 3 colheres de sopa 140
Farofa simples 2 colheres de sopa 140
Damasco seco 4 unidades 56
Nozes 2 unidades 70
Pudim de leite 1 fatia pequena 195
Panettone com frutas 1 fatia pequena 280
Panettone com gotas de chocolate 1 fatia pequena 322
Rabanada 1 unidade 187
Wiskhy 1 dose 240
Vinho branco doce 1 taça 176
Vinho branco seco 1 taça 110
Vinho tinto seco 1 taça 110
Cerveja 1 lata 147
Champanhe 1 taça 90
Licor 1 taça pequena 68

Curta suas festas de Natal e Ano Novo, mas com moderação. Assim, você inicia 2018 feliz, com saúde e sem peso na consciência!

Dúvidas procure um nutricionista, é o profissional que melhor poderá lhe ajudar!

Aida Sahid Sayah

Especialista em nutrição e  Membro do Corpo Clínico da Clínica Fares

CRN 38672

Posted in nutrição by Clinicafares | Tags: , , ,
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