1º Mandamento da boa alimentação da criança

1º Mandamento para boa alimentação da criança

11 de janeiro de 2018

Algumas das queixas mais frequentes nos consultórios são do tipo: “meu filho não come”, “só gosta de guloseimas”, “meu filho está muito magro”, “meu filho está acima do peso, mas nem come tanto assim”.

Enfim, os hábitos alimentares são tão importantes que merecem papel de destaque e dicas para família fazer da refeição um momento de prazer e de saúde:

1º mandamento

O objetivo não é o prato vazio, mas a relação com a comida!

Quando o objetivo é ver o prato vazio, ou seja, fazer a criança aceitar tudo o que está sendo oferecido, “vale tudo” para que a criança coma: distração, trocas, barganhas, ameaças etc.

Mas esse caminho não respeita os sinais da criança e impede que ela desenvolva suas próprias impressões sobre o alimento.

Quando a criança tem sua fome e sua saciedade respeitadas, quando tem a oportunidade de aprender a comer sozinha e de experimentar novos alimentos, quando a criança não é forçada a comer e aprende a comer quando está com fome e não comer quando está satisfeita é possível estabelecer uma relação mais prazerosa e consciente.

Aceite que o prato nem sempre estará vazio, e isso é respeito, não tem nada a ver com desempenho materno ou falta de cuidado.

Outro erro é confundir a curiosidade do bebê com vontade de comer.

Eles são curiosos por tudo, estão descobrindo o mundo, olharão para um balão colorido ou o copo de refrigerante com a mesma curiosidade.

Não significa que quer a bebida, muito menos que pode ingerir a bebida.

Bebês não têm vontade de comer esse ou aquele alimento. Tudo depende da idade, da frequência, da situação em que o alimento será oferecido e do valor atribuído ao alimento, social, emocional e nutricional.

Comer é um ato vital, será levado por toda a vida e modifica destinos.

É justo que a criança tenha a oportunidade de fazer boas escolhas em um mundo que lhe oferecerá de tudo.

Converse com seu(a) pediatra, ele(a) poderá lhe ajudar com os cuidados de seu filho!

Criamos os 10 mandamentos para uma boa alimentação infantil, não perca as próximas publicações, cada semana, um novo mandamento!

Dra. Ana Claudia de Souza Rodrigues

Especialista em Pediatria, Endocrinologia infantil e Membro do Corpo Clínico da Clínica Fares

CRM 29738

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE