Não espere ficar doente para cuidar de sua Saúde Mental

Não espere ficar doente para cuidar de sua Saúde Mental

15 de janeiro de 2018

De acordo com dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) aproximadamente 450 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de alguma doença mental; uma em cada 4 pessoas irá desencadear algum episódio de doença mental ao longo de sua vida.

Estima-se que em 2030, a depressão irá ser a principal causa de incapacidade e/ou morte prematura, superando doenças crônicas, como doenças cardiológicas, respiratórias, diabetes, doenças infecciosas, entre outras mais comuns.

O termo Saúde Mental foi definida pela OMS, como “o estado de bem-estar no qual o indivíduo realiza as suas capacidades, pode fazer face ao stress normal da vida, trabalha de forma produtiva, frutífera e contribuir para a comunidade em que se insere”.

Partindo desta definição, podemos dizer que ter saúde mental está vinculado ao bem-estar, à qualidade de vida, capacidade de amar, trabalhar, de se relacionar consigo mesmo e os outros de maneira saudável.

A maneira mais eficaz e barata para garantir sua saúde mental se inicia com atitudes voltadas a promoção de saúde e prevenção de doenças.

A promoção de saúde é um processo que capacita as pessoas a melhorarem e aumentar o controle sobre sua saúde, sobretudo em aspectos comportamentais, psicossociais e ambientais.

Promover saúde mental visa transformar as condições de vida e de trabalho do indivíduo. Neste processo a psicoterapia é fundamental para aquisição e manutenção de hábitos mais saudáveis.

Já a prevenção de doenças, visa diminuir a probabilidade da ocorrência de uma doença e/ou atenuar os seus efeitos e futuras consequências.

Prevenir doenças mentais valoriza a diminuição de fatores que interferem negativamente na saúde do indivíduo.

Neste processo a psicoterapia também é importante e atua com ações preventivas, intervenções, orientações a fim de se evitar o surgimento de doenças.

Podemos dizer então que a promoção de saúde, tem como objetivo principal a melhora da saúde como um todo.

E a prevenção de doenças, tem como objetivo principal a redução de riscos de doenças.

Você já deve ter ouvido falar de “mente sã, corpo são”, nossa mente e nosso corpo estão diretamente ligados um ao outro, sendo assim quando falamos de saúde mental, nos referimos também ao direito de podermos harmonizar nossas vidas, ideias, emoções, desejos e capacidades.

Quando estamos mentalmente saudáveis fica mais fácil aceitar que nada na vida é 100% perfeito.

Vivemos com muitos sentimentos diariamente, alegria, amor, gratidão, medo, frustrações, ansiedade, tristeza etc.

Uma pessoa emocionalmente saudável é capaz de viver os diferentes momentos da vida de maneira mais equilibrada, sabendo lidar melhor com perdas, traumas, dificuldades e conflitos que fazem parte da vida de todos nós.

Cuidar daquilo que pensamos reflete diretamente em nossas ações com a gente, com o outro e com nossas vidas.

Podemos adoecer por meio de pensamentos negativos, se fizermos disso um hábito; com o tempo a mente fica acostumada e o cérebro obedece aos comandos doentes sem nos darmos conta.

Produzimos substâncias nocivas ao nosso organismo como o cortisol, por exemplo principal hormônio produzido pelo excesso de estresse.

No processo de Psicoterapia aprendemos a perceber, reconhecer e selecionar nossos pensamentos, entendendo que o efeito desses pensamentos agem em nossos sentimentos e emoções, consequentemente refletem em nossa saúde física também.

Veja o que começar a fazer para promover uma mente mais saudável:

  1. Pratique atividade física, consulte um cardiologista para auxiliá-lo;
  2. Tenha bons hábitos alimentares, consulte um nutricionista para auxiliá-lo;
  3. Tenha boas noites de sono, com mínimo entre 7 a 8 horas por noite em ambiente escuro e silencioso;
  4. Dedique com regularidade tempo com os amigos e família;
  5. Evite o uso de álcool, drogas e medicamentos sem prescrição médica;
  6. Monitore seus pensamentos e evite deixar se levar pelo estresse do dia-a-dia;
  7. Mantenha pensamentos positivos e agradeça diariamente por tudo aquilo que você já possui;
  8. Tire um tempo para você fazer o que gosta, se desligue de tudo;
  9. Aceite que todos nós temos limitações, inclusive você, respeite seus limites.

Toda grande caminhada começa com um simples primeiro passo, dê o seu, consulte-se com um psicólogo promova sua saúde Mental!

Dra. Flavia Brucoli

Psicóloga Cognitiva Comportamental e Membro do Corpo Clínico da Clínica Fares

CRP/SP 67.947

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