Você já ouviu falar sobre laser vaginal ou monalisa touch?

29 de janeiro de 2018

O MonaLisa Touch (laser vaginal) é o tratamento para rejuvenescimento vaginal que age de modo a aliviar os efeitos que a atrofia vaginal causa em algumas mulheres, como o ressecamento na região genital.

A atrofia se desenvolve lentamente, de modo que pode demorar de 5 a 10 anos para a mulher perceber os sintomas, que tendem a piorar com o tempo.

Ela acontece em decorrência da redução ou ausência do estrogênio (hormônio produzido pelos ovários) após a falência ovariana causada pela menopausa, ou após cirurgias com retirada dos ovários.

Com a falta do estrogênio os tecidos vaginais vão perdendo a lubrificação, tornando-se assim finos, secos, retraídos e atrofiados, também conhecido como vagina ressecada. Isto leva a sintomas como sensação de queimação, coceira, dor na relação sexual, secura vaginal e até incontinência urinária.

MonaLisa Touch age por meio da aplicação de laser na região vaginal, reativando o metabolismo das células atrofiadas, estimulando assim reestruturação e restauração do tecido no local. Segundo o fabricante, ele consegue recuperar a elasticidade, a espessura e a umidade da vagina ao estimular a produção de colágeno.

O tratamento MonaLisa Touch é realizado por meio de um laser fracionado de CO2, que é aplicado na vagina a cada 30 dias, podendo ser necessárias uma média de 3 sessões por ano, mas os números de sessões variam de acordo com o grau de atrofia.

Este tratamento é indolor, rápido, não há necessidade de anestesia e não tem efeitos colaterais.

A atrofia vaginal e seus problemas devem ser tratados para melhorar a qualidade de vida da mulher e o MonaLisa Touch é uma opção eficaz para esse tratamento.

Ele inclusive pode ser usado em paciente com contra indicação ao uso de cremes hormonais com estrogênio, como as que tiveram ou têm câncer de mama ou endométrio (útero), sendo considerado a melhor escolha.

Portanto, procure um/uma ginecologista para conhecer o tratamento MonaLisa Touch e cuidar de você!

Dra. Fernanda de Araújo Cardoso

Ginecologista  e Membro do Corpo Clínico da Clínica Fares

CRM 108.917

LizBeth Alexandra Miranda