Cardiopediatria: cuidados com o coração do seu filho

Cardiopediatria: cuidados com o coração do seu filho

23 de fevereiro de 2018

A cardiologia pediátrica é fundamental na pesquisa de cardiopatias congênitas e seu acompanhamento.

Contudo, tenho notado a demanda crescente por outros âmbitos dessa especialidade.

A avaliação para aptidão física, realização de atividades e até mesmo recreativas, tem sido muito valorizada, uma vez que, o aumento de relatos de mortes, aparentemente, sem causas, em pátios escolares, escolas de natação e futebol, tem sido frequente.

Queixas de cansaço, dispneia, dor torácica, pré-síncope, por vezes, não valorizadas durante a realização de atividades corriqueiras das crianças, revelam em investigações cardiológicas sua origem em más formações valvares, arteriovenosas, arritmias, dentre outras causas.

Saliento ainda, a comorbidade destacada pela Sociedade Brasileira de Pediatria, como destaque das doenças emergentes no século XXI: a obesidade.

A modernidade contemporânea, o estilo de vida da “nova infância” fez com que a obesidade, hipercolesterolêmica e hipertensão se ratificassem como mazelas também da faixa etária pediátrica, antes atribuída apenas aos adultos.

As crianças, principalmente, os bebês não costumam referir precordialgia ou cansaço, por isso é importante que você, pai e mãe ou qualquer cuidador da criança, esteja atento.

O sobrepeso e sedentarismo agem silenciosamente, muitas vezes, se escondendo na doçura e beleza das crianças, consideradas “fofinhas”, uma comorbidade grave futura.

O ideal é levar o seu pequeno a uma avaliação cardiológica. Além de ser possível triar patologias congênitas, poderemos conversar sobre histórico de doenças cardíacas familiares, verificar a curva de peso, pressão arterial apropriada para faixa etária, níveis de colesterol e se ele está mesmo preparado para praticar uma atividade física.

O acompanhamento frequente e especializado permite identificar a necessidade da mudança de hábitos e direcionar aos cuidados específicos quanto a um crescimento e desenvolvimento saudável e seguro.

Sabemos que a avaliação cardiológica pediátrica, tem se tornado imprescindível no bom acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil. Agende já o check-up cardiológico do seu filho!

É com muita satisfação que início meu ambulatório de cardiopediatria na Clínica Fares para atendimento ambulatorial e realização dos exames ecocardiográficos, na faixa etária de 0 a 18 anos.

Dra. Grazielli Gigiane

Formada pela Universidade Federal de Juiz de Fora ( MG ), Pediatra formada pela Residência do Hospital Universitário de Juiz de Fora (MG), título de Especialização em Pediatria (TEP) pela SBPem, Cardiologista Pediátrica formada pela Residência no Instituto Nacional de Cardiologia do Rio de Janeiro (INC) e Ecocardiografista Pediátrica formada pela Pós Graduação do Instituto Lilian Lopes reconhecida pelo MEC

CRM 188652

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE