Saiba tudo sobre DST | Doenças Sexualmente Transmissíveis

O que são DST | Doenças Sexualmente Transmissíveis

27 de fevereiro de 2018

As doenças sexualmente transmissíveis (DST) é um dos problemas de saúde pública mais populares no mundo.

É uma doença transmitida, na maioria das vezes, de uma pessoa para outra pessoa ao ter relações sexuais sem proteção com um parceiro já infectado.

As DST podem ser graves e evitáveis, além de aumentarem o risco de contrair HIV (vírus da imunodeficiência humana) que pode gerar AIDS (síndrome da imunodeficiência adquirida).

Nenhum grupo está imune, independente de raça, sexo ou situação financeira.

As doenças podem se manifestar através de bolhas, verrugas, corrimentos e feridas.

No entanto, algumas DST não apresentam sintomas, sendo assim, a procura pelos serviços de saúde após relações sexuais sem preservativos é de extrema importância.

A infecção também pode acontecer por meio de compartilhamento de agulhas, seringas, drogas injetáveis e transfusão de sangue contaminado.

Além disso, bebês podem nascer com a doença, através do contágio da mãe infectada. No caso da AIDS, pode ser transmitida na amamentação.

Conheça algumas doenças sexualmente transmissíveis e mais comuns:

Sífilis

É uma doença infecciosa, pode ser transmitida através da relação sexual desprotegida, na gestação ou parto pela mãe infectada para o bebê, além de transfusão de sangue.

A doença tem três estágios. Primeiro, alguns dias após o contato íntimo sem proteção, surgem feridas indolores e ínguas nos órgãos genitais. Com o passar dos dias, podem sumir, mas continuam se desenvolvendo no corpo sem apresentar sinais, até surgirem manchas no corpo e queda de cabelos.

A partir daí, a doença começa “aparecer” mais, trazendo consigo complicações, como problemas cardíacos, doença cerebral, cegueira e paralisia.

AIDS

Não é todo paciente que é infectado pelo HIV que possui AIDS.

AIDS é como se fosse uma complicação do HIV. Essa fase de infecção aguda pelo HIV chamamos de síndrome retroviral que costuma aparecer de 2-4 semanas após o contágio pelo vírus.

Herpes

É um vírus que tem como principal característica o aparecimento de lesões em determinadas áreas do corpo.

Seus sintomas são, muitas vezes, vistos através de bolhas que se rompem e se formam em feridas, geralmente, na região íntima (vírus herpes simplex tipo 2).

Há pelo menos oito tipos de herpes. Um deles, é o que acomete os lábios, gengivas e/ou boca, o vírus herpes simplex tipo 1.

Hepatites virais

A hepatite é uma inflamação no fígado. Sendo as mais comuns infecções pelos vírus tipo A, B e C, uso de alguns remédios, algumas drogas e álcool.

São doenças que podem ser assintomáticas e silenciosas, mas podem apresentar febre, mal-estar, cansaço, enjoo, urina escura, fezes claras, vômito, pele e olhos amarelos etc.

Gonorreia

É uma infecção que tem como causa, bactérias, que podem atingir tanto os órgãos femininos, quanto os masculinos. A doença pode causar infertilidade para ambos os sexos, gravidez nas trompas e dor durante relações sexuais.

Entre seus principais sintomas, se destacam: dor e ardor ao urinar, corrimento amarelado, dor de garganta e incontinência urinária.

Dr. Fernando Marcelo Ignácio

Clínica Médica e Membro do Corpo Clínico da Clínica Fares