Veja os benefícios da eletroestimulação neuromuscular

Veja os benefícios da eletroestimulação neuromuscular

13 de março de 2018

A reabilitação fonoaudiologia ganhou um novo instrumento terapêutico, a eletroestimulação neuromuscular (EENM), sendo que os mais renomados pesquisadores têm estudado a indicação e os resultados desta abordagem.

A EENM é uma grande aliada ao tratamento de disfagia orofaríngea, voz e motricidade orofacial, demonstrando benefícios para pacientes com sequela de doenças com Acidente Vascular Encefálico (AVE), Alzheimer, Parkinson, paralisia facial, entre muitos outros.

É amplamente utilizada também em pacientes que sofrem com quadros de xerostomia, ronco e apneia, alterações vocais de diversas naturezas, tensões e dores, tais como bruxismo, trismo e até em tratamentos de estética facial.

Hoje, a EENM está sendo usada como aliada à prática fonoaudiologia, associada aos exercícios tradicionais, com a finalidade de melhorar a musculatura orofacial e as suas funções envolvidas, acelerando o processo de reabilitação, com um êxito maior na resposta terapêutica.

A EENM vem sendo citada por ter um importante papel em vários segmentos na clínica da reabilitação.

É utilizada para conseguir um aumento efetivo da contração de músculos plégicos ou paréticos com objetivos de ganho de força e funcionalidade, melhora na amplitude de movimento das articulações, para minimizar a incapacidade associada a espasticidade muscular, relaxamento muscular e analgesia.

Existe uma diversidade de correntes que podem ser utilizadas na eletroterapia, cada qual com particularidades próprias quanto às indicações e contra indicações, mas todas elas têm um objetivo comum: produzir algum efeito no tecido a ser tratado, que é obtido através das reações físicas, biológicas e fisiológicas que o tecido desenvolve ao ser submetido à terapia.

Procure seu fonoaudiólogo para uma avaliação!

Vivian Pardini Landulfo
Fonoaudióloga e Membro do Corpo Clínico da Clínica Fares
CRFA 13.186

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE