Saltos do desenvolvimento da criança - Clinica Fares

Saltos do desenvolvimento da criança

3 de abril de 2018

O crescimento/desenvolvimento das crianças é notório. Basta ficarmos um mês sem ver um sobrinho para soltar a fatídica frase “nossa! Como ele cresceu!”

Mas vale lembrar que esse crescimento NÃO é linear, havendo momentos em que há uma aceleração de marcos do desenvolvimento (rolar, sentar, engatinhar).

É comum nesses momentos, designados de saltos, que podem durar dias à semanas, que o bebê fique mais irritado, mais choroso, com alteração de sono e apetite.

Isso acontece, pois eles também estranham suas novas habilidades, o que causa insegurança sobre o que são capazes de fazer.

Dessa forma, eles buscam apegar-se em quem confiam, principalmente mães e avós.

O ponto crítico desses momentos de salto é a AMAMENTAÇÃO. A criança precisa de mais energia, pois o gasto é maior, então buscam alimentar-se em intervalos menores que os habituais.

Dessa forma, muitas mães se perguntam se o seu leite está sendo insuficiente.

A resposta é NÃO! Seu bebê apenas está gastando mais e por isso precisa ganhar ainda mais energia.

Outro fator que chama a atenção é que aquele bebê que dormia a noite toda, pode passar a ter o sono mais agitado devido à esse excesso de energia.

Mas acalmem-se, esses momentos são limitados, divergindo na literatura sobre quando acontecem.

O que mais se fala é que acontece com 1 mês, 3 meses, 4 meses e meio, 6 meses, 7 meses, 8 meses e meio, 13 meses  e depois vem o terrible two – que logo falaremos.

O resultado disso, é um bebê mais esperto, mais desenvolvido e mais feliz!!

Dra. Cristiane de Oliveira Breda

Especialista em Pediatria – do desenvolvimento, saúde escolar, e saúde mental e Membro do Corpo Clínico da Clínica Fares

CRM 150130

Posted in pediatria by Clinicafares | Tags: , , ,
Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE