A depressão ao longo da vida

4 de maio de 2018

A depressão é um transtorno psíquico de abrangência global em aumento progressivo ao redor do mundo.

Com prevalência mundial de aproximadamente 4.5% e no Brasil de quase 6%, ganha, hoje, um enfoque midiático em muitas ocasiões inadequado.

A referência a desfechos mais delicados, os quais incluem a mais temida complicação, o suicídio, exige cuidado e atenção tanto por parte dos profissionais em saúde quanto da sociedade em geral.

Sinais, como mudanças de comportamento tanto em crianças e jovens quanto em adultos e idosos ou mesmo alterações no padrão alimentar ou do sono podem sugerir a necessidade de investigação de quadros psíquicos, sobretudo a depressão.

A presença de ansiedade, medos intensos, irritabilidade ou mesmo agitação associado ou não a consumo de álcool e drogas, sobretudo em jovens.

A depressão é mais comum nas primeiras décadas da vida, porém pode ocorrer tardiamente, isto é , em idosos.

No idoso, a doença, leva a piora ou manejo mais delicado de outras doenças, como hipertensão arterial e diabetes.

O tratamento inclui psicoterapia, medicamentos e suporte de familiares bem como de atividades física e de outras especialidades, como terapia ocupacional ou arteterapia.

A mensagem mais importante que deve ficar no entanto é: “depressão merece cuidado, pois é uma doença e como tal pode piorar sem tratamento adequado“.

Procure ajuda profissional e ajude a manter a qualidade de vida de quem você ama!

Dr. Miguel Angel Vaca Franco

Psiquiatra e Membro do Corpo Clínico da Clínica Fares