Importância de conciliar o sono com a tecnologia

Importância de conciliar o sono com a tecnologia

16 de maio de 2018

No alvorecer do século XXI vivenciamos a Era da Inteligência Artificial o que representa o marco da quarta Revolução Industrial.

Entretanto,  apesar dos incríveis saltos em tecnologia e nanotecnologia os seres humanos não podem “saltar” as preciosas horas de sono, pois isto impactará em  sobrecargas física e mental.

É de conhecimento geral que os distúrbios do sono são cada vez mais prevalentes.

O lançamento de “smartphones ” cada vez mais funcionais implicam em ganho de tempo considerável, porém podem trazer danos à saúde de todos e sobretudo das novas gerações.

A elevada conectividade de hoje é um produto do movimento de globalização que impulsiona a humanidade desde o século XX.

Contudo,  muitos têm dificuldade de desligar seus aparelhos de telefonia móvel inclusive em ambientes trabalho de lazer e doméstico.

Na busca por uma melhor  qualidade de vida, os antigos rituais de sono deverão ser incorporados e passar a substituir o uso do telefone para visualizações de mensagens de Facebook, Whatsapp e  Twitter  no fim de noite.

Destaque para refeições distantes do ato de dormir,  evitar atividades físicas noturnas,  tomar um banho relaxante,  realizar a leitura de um bom livro , não assistir televisão no quarto, manter uma boa temperatura ambiente e procurar escurecer o recinto ao máximo com o desligamento de luzes do painel de consoles e telefones.

Tudo isto, é claro, aliado ao conforto  do colchão  e do travesseiro mais adequados para o refazimento completo da  energia dispensada durante o dia.

Em conclusão,  podemos usufruir da tecnologia atualmente disponível, mas é salutar preserva e a saúde ao desfrutar de um ciclo de sono satisfatório.

A adoção destes hábitos de vida em acréscimo à alimentação saudável e à prática de atividades físicas poderão compor um sólido alicerce rumo ao alcance da longevidade e ao limite biológico da vida.

Este limite,  para os nascidos nos anos 2.000, é considerado por muitos próximo aos  120 anos .

Dr. Rodrigo José de Castro Sepetiba

Cardiologista

CRM 77982

Posted in cardiologia by Clinicafares
Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE