Saiba para que serve o exame de fundo de olho

21 de maio de 2018

O Exame de Fundo de Olho, (realizado através do Mapeamento de Retina) tem por objetivo o estudo: dos Vasos Sanguíneos (artérias e veias) que nutrem nossos olhos; da Retina, camada de fibras nervosas que recebe os estímulos luminosos, através dos quais enxergamos e do Nervo Óptico, que transmite estes estímulos ao nosso Cérebro.

Em doenças como Diabetes e Hipertensão Arterial, estas estruturas podem apresentar alterações que, se não forem diagnosticadas e tratadas a tempo, podem levar à perda da visão de forma definitiva.

Tanto numa, quanto noutra doença, os Vasos Sanguíneos começam a sofrer alterações e o sangue tende a extravasar, levando a pequenas Hemorragias. Isto ocorre porque, se de um lado o Diabetes provoca fragilidade nos vasos, por outro lado na Hipertensão Arterial, a pressão dentro destes vasos está aumentada; assim sendo quando associadas as doenças, os distúrbios são mais graves.

Através do Mapeamento de Retina, tem-se a oportunidade de avaliar estes vasos de modo não invasivo, pela simples observação, auxiliando na prevenção e tratamento clínico.

Além disso, o Exame de Fundo de Olho possibilita o diagnóstico precoce de várias outras doenças oculares, como Hemorragia Vítrea, Descolamento de Retina, Degeneração Macular, Oclusões Vasculares e até a Catarata e Glaucoma, duas das doenças que mais causam cegueira em nosso País.

No caso da Catarata e do Glaucoma, por serem doenças de início silencioso, às vezes o diagnóstico acaba sendo tardio, quando a perda da visão já ocorreu e às vezes de forma irrecuperável.

Por isso, o exame periódico da Retina é fundamental, mesmo na ausência de sintomas, para que se possa fazer um diagnóstico precoce, a fim de iniciar o tratamento o mais rápido possível.

Existem ainda outras situações em que o Mapeamento de Retina é imprescindível, como nas Altas Miopias, nas Infecções Oculares, em pacientes que usam determinadas medicações para Doenças Reumatológicas e Quimioterapias, entre outras.

Estas informações são genéricas e caso a caso as indicações devem ser discutidas com SEU MÉDICO, porém sempre que indicado, este exame deve ser realizado, inclusive de maneira periódica.

Dr. José Francisco Amaral Toledo

Oftalmologista e Membro do Corpo Clínico da Clínica Fares