Ar-condicionado sem manutenção pode causar doenças

Ar-condicionado sem manutenção pode causar doenças

25 de maio de 2018
Praticamente, em todos os ambientes fechados que frequentamos hoje, tem ar-condicionado; seja no trabalho, igreja, metrô, sempre estamos sujeitos.
Apesar de ótimo para refrescar em dias de calor e aquecer durante o frio, o aparelho sem uma manutenção regular pode causar danos à saúde.
Quando não há limpeza constante no aparelho, os indivíduos que frequentam o local, podem estar respirando bactérias, fungos, ácaros e vírus junto do ar que circula.

Por que isso acontece?

O ar-condicionado deve ter manutenção preventiva para evitar problemas futuros. Sendo assim, deve ter, pelo menos, manutenção entre 15 e 30 dias, além de limpeza completa, com desinstalação do aparelho a cada seis meses.
Quando não há essa limpeza as bactérias, fungos, ácaros e vírus impregnadas no aparelho podem se difundir pelo ar.

A falta de manutenção pode causar problemas como:

  • Rinite
  • Bronquite
  • Conjuntivite
  • Infecções, como pneumonia
  • Doenças alérgicas
  • Doenças respiratórias, como asma

Dicas para uma boa convivência com o aparelho

Temperatura!

O ideal para evitar choque térmico é que seja mantida uma diferença de até 8º de temperatura entre o ambiente do local onde está o ar-condicionado e o ambiente externo.
Por exemplo, se a temperatura da cidade está a 30º, o certo é ligar o aparelho à 23º.
Mas, muitas vezes, as pessoas não seguem essas recomendações, então, uma alternativa é não ficar à frente da saída de ar do aparelho, já que, o ar frio pode paralisar os mecanismos de defesa do nariz, ocasionando congestão nasal e dilatação, o que pode causar inflamações e crises de rinossinusite.

Ar seco!

O uso diário do ar-condicionado também pode gerar o ressecamento do ar no ambiente.
Uma forma que ajuda a não causar problemas à saúde, é fazer a umidificação das vias respiratórias – usar soro fisiológico isotônico a 0,9% ou gel nasal (soro fisiológico em gel).
Além disso, é válido beber bastante água para se manter hidratado e nos dias de frio, caso não dê para regular o ar e trajar roupas quentes.
Na dúvida procure por seu otorrinolaringologista, profissional que melhor poderá lhe ajudar!

É Lei a manutenção dos equipamentos!

Em janeiro de 2018, foi sancionada a Lei (13.589/18) que obriga todos edifícios públicos ou privados a fazer manutenção de seus sintemas de ar-condicionado. Tanto que, na necessidade, há empresas especializadas nesse tipo de trabalho.
Dr. Lucas Osanan Andrade Sousa
otorrinolaringologista e Membro do Corpo Clínico da Clínica Fares
CRM 164937
Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE