Você quer parar de fumar?

31 de maio de 2018

Você sabia que o tabagismo é uma doença que está no código internacional de doenças e, portanto, tem tratamento?

Segundo a Organização Mundial da Saúde – OMS, o tabagismo é uma das principais causas de mortes evitáveis no mundo.

Estima-se que, aproximadamente, 4,9 milhões de pessoas (mais de dez mil por dia) perdem a vida todos os anos devido ao tabagismo. Isso porque o cigarro tem cerca de 4.720 substâncias tóxicas, sendo, quase 70 comprovadamente cancerígenas.

Independente do tipo de fumo (cigarro, charuto, narguilé, cachimbo), o dano pode ser causado mesmo quando não se traga a fumaça.

Isso acontece porque a fumaça é tóxica não só para os pulmões, podendo causar irritação de toda a via aérea superior (nariz, faringe e laringe), bem como o calor causado pelo fumo pode promover alterações nas mucosas da boca e nariz e predispor a situações, como doenças respiratórias – tais como enfisema pulmonar, câncer de pulmão, bronquite crônica e rinite- câncer de boca e laringe ou indiretamente aumentar o risco para infarto e derrame cerebral.

O tabagismo é prejudicial não apenas para aquele que fuma, mas também para quem o acompanha, uma vez que, o tabagismo passivo pode ser tão prejudicial quanto o próprio ato de fumar.

Nesta época do ano, crianças podem ter piora dos quadros de alergias respiratórias e asma, e a longo prazo também pode provocar aumento do risco para doença pulmonar obstrutiva crônica.

Entenda melhor como o cigarro pode ser nocivo para você:

Câncer de pulmão

O câncer de pulmão é a complicação mais diretamente correlacionada com o tabagismo, tendo um risco aumentado em quem fuma de até 40 vezes de desenvolver este tipo de câncer em comparação aos não-tabagistas.

As substâncias encontradas no cigarro desencadeiam alterações inflamatórias dentro do pulmão que predispõe ao surgimento de tumores e a nicotina presente nos fumos é o que faz com que o paciente se mantenha dependente do cigarro, garantindo perpetuação dessas alterações inflamatórias e aumentado risco para o surgimento do câncer.

Comprovadamente, o tabagismo aumenta não só o risco de câncer de pulmão, como também de outros órgãos, como ovário e intestino.

Disfunção erétil

O tabagismo altera também o fluxo sanguíneo para diversos órgãos e, desta maneira, pode diminuir o fluxo sanguíneo para os tecidos do pênis, fazendo com que a ereção possa ser prejudicada. Para ambos os sexos, há também alterações hormonais que podem diminuir a libido, favorecendo ao desinteresse sexual.

AVC e infarto

O tabagismo é considerado fator pró-inflamatório, ou seja, isoladamente já é suficiente para gerar inflamação em diversas partes do corpo.

Deste modo, as paredes dos vasos sanguíneos de todo o corpo, incluindo cérebro e coração podem ser prejudicados, aumentando-se o risco de eventos isquêmicos, tais como angina (dor no peito), derrame cerebral e infarto agudo do miocárdio, que podem ser letais.

Sabe-se hoje que o cigarro aumenta consideravelmente o risco de mortalidade nestas situações em comparação aos não-tabagistas.

As doenças vasculares não se restringem ao coração e cérebro, podendo também acontecer nos vasos intestinais (causando infarto mesentérico), nas extremidades (causando úlceras nas mãos e pés e podendo ser responsáveis por amputações) e mesmo estar relacionada a outras doenças vasculares, como tromboangeíte obliterante.

Quero largar o cigarro!

De acordo com um levantamento realizado pelo Projeto Internacional de Avaliação das Políticas de Controle do Tabaco – Projeto ITC, mais da metade dos fumantes brasileiros querem largar o cigarro, mas com diversos motivos isso não acontece.

O abandono do tabagismo não é tarefa fácil, pois o cigarro contém nicotina que promove o vício, tornando a cessação do tabagismo uma difícil e árdua tarefa. Entretanto, o tabagismo tem tratamento!

O mais importante é querer dar o primeiro passo. Portanto, se você fuma ou conhece alguém que fuma e tem interesse em parar de fumar, procure uma ajuda especializada. Consulte seu médico pneumologista, ele poderá lhe orientar em como largar o cigarro!

Dr. Keydson Agustine S. Santos

Pneumologista