Alimentação e diversão: sinal verde, amarelo e vermelho

Alimentação e diversão: sinal verde, amarelo e vermelho

22 de junho de 2018

Para manter a energia e uma boa saúde durante as festas do final de semana, é necessário tomar alguns cuidados.

Segue abaixo uma lista de alimentos para preferir (sinal verde), para consumir com moderação (sinal amarelo) e para evitar (sinal vermelho).

Sinal Verde

– Alimentos ricos em carboidratos, como cereais, grãos e massas, preferencialmente, integrais, pois ajudam a manter a energia do corpo;

– Manga, mamão, pêssego, caqui, maçã, banana, uva, abacaxi, maracujá e melão são ricos em potássio e em vitamina C, essenciais para um bom funcionamento muscular, e desintoxicação do fígado, afastando a ressaca;

– Couve, brócolis, couve-flor, repolho: alimentos crucíferos, que também auxiliam na desintoxicação do fígado e por isso irão combater a ressaca.

Sinal Amarelo

– Fique atento na hora de consumir frutos do mar. Se não estiverem conservados de maneira correta, podem estragar e provocar uma intoxicação alimentar séria;

– Cuidado com alimentos vendidos na praia. Preste atenção nas condições de higiene e de conservação;

– Os energéticos ajudam a manter o fôlego durante a folia, mas podem se tornar uma ameaça à saúde se misturados com álcool.

Sinal Vermelho

– Evite ingerir alimentos gordurosos, pois sua digestão é lenta e causa sensação de estufamento e moleza, prejudicando a mobilidade do corpo;

– Temperos industrializados. O alto teor de sódio presente pode favorecer a retenção de líquidos e aumentar a pressão arterial;

– Cuidado com o sal. Como em período de mais desgaste do corpo e de hidratação mais comprometida, o ideal é reduzir a quantidade de sal na comida.

Em relação à ingestão hídrica, veja as orientações:

– O álcool deve ser consumido com moderação. Para evitar os malefícios do álcool, recomenda-se intercalar. O ideal é que a cada dois copos de bebida alcoólica, principalmente destilados, se tome um de suco natural, pois o álcool pode gerar desidratação e o suco irá reverter esse processo;

– Beba 2 litros de água por dia;

– Isotônicos são ótimos para repor sais mineiras de forma rápida, entretanto, esta bebida não é indicada para pessoas com insuficiência renal;

– Sucos de frutas ajudam a refrescar e são repletos de vitaminas. Entretanto, nenhum líquido deve substituir refeições, principalmente, se a bebida for ingerida em uma alimentação pré-folia, quando o gasto de energia será intenso ainda está por vir;

– Água de coco é um excelente repositor de líquidos e sais minerais, além de ser natural;

– Incremente o suco de laranja com couve, que ajuda a desintoxicar o fígado;

– Sentir sede é um sinal de que o seu organismo está desidratado. Nessa hora, beba muito líquido.

Na dúvida consulte sua/seu nutricionista de confiança!

Dra. Aida Sahid Sayah

Nutricionista e membro do corpo clínico da Clínica Fares

CRN: 38672

 

 

Posted in nutrição by Clinicafares | Tags: , , , ,
Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE