Prevenção ao suicídio: ajuda pode vir por telefone

Prevenção ao suicídio: ajuda pode vir por telefone

2 de julho de 2018

A partir de agora, o número 188, que recebe ligações de pessoas em crise prestes a cometer suicídio, passa a valer em território nacional e de maneira gratuita.

Esta incentiva liderada pelo CVV (Centro de Valorização à Vida) é uma ação diferencial que conta com os serviços já utilizados anteriormente como atendimento via e-mail e chat.

Esse termo definido em dicionário como “desgraça ou ruína causada por ação do próprio indivíduo…” trata de um ato de desespero de pessoas que já não sabem lidar com o seu sofrimento.

Nestas situações a vítima (da sua dor) visa acabar com o que faz sofrer e não propriamente com a sua vida.

Muitas vezes a falta de conhecimento da população em geral faz com que seja disseminada a ideia de que o indivíduo quer chamar atenção ou é fraco, o que desencoraja muitas pessoas no momento de pedir ajuda.

É preciso entender que alguns fatores de risco como transtornos mentais e/ou psicológicos, bem como situação de vulnerabilidade como preconceito, bullying, assédios, agressões, entre outros e abuso de drogas lícitas e ilícitas podem levar o indivíduo a esse ato extremo. Sentir-se apoiado e acolhido é fundamental para que haja iniciativa de procurar ajuda.

Nosso papel nessa jornada é essencial, uma vez que a maior parte dos óbitos estão relacionados a tentativas anteriores que não foram tratadas.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde) mais de 800 mil pessoas morrem todos os anos vítima de atos suicidas. Este número corresponde a uma morte a cada 40 segundos, sendo a segunda principal causa de óbito entre os 15 e 29 anos.

Em 10/09 comemoramos o dia de combate à prevenção ao suicídio, mas é preciso lembrar desse mal todos os dias para fazermos de cada oportunidade a porta para ajudarmos o próximo. Se cada um fizer um pouco teremos o início da construção de um mundo melhor!

ESTEJA ATENTO: IDENTIFICAÇÃO PRECOCE, ACOLHIMENTO E TRATAMENTO ADEQUADO PODEM SALVAR A VIDA DE QUEM FAZ PARTE DA SUA VIDA!

Saiba mais no próprio site da CVV (Centro de Valorização à Vida) – www.cvv.org.br.

Dra. Andréia Aparecida Bento

Psicóloga e Membro do Corpo Clínico da Clínica Fares

CRP: 06/105323

Posted in psicologia by Clinicafares | Tags: , , , , ,
Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE