Ajude seus avós a cuidar da saúde - Clinica Fares

Ajude seus avós a cuidar da saúde

26 de julho de 2018

No Brasil, há, aproximadamente, 30 milhões de pessoas idosas, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A expectativa é que a população brasileira envelheça de forma acelerada e até 2031 o numero de idosos ultrapasse os de crianças de 0 a 14 anos.

Contudo, com o aumento da longevidade e das fragilidades mentais e físicas é preciso que a família esteja disposta a contribuir para que esses idosos tenham uma vida saudável e feliz.

Agora, você vai acompanhar alguns cuidados essenciais para convivência harmoniosa e gratificante a seus avós ou pais nessa nova fase.

Dê amor e carinho

Para cuidar dos avós, a forma como irá interagir com eles é a mais importante. Os idosos precisam de carinho e amor, tanto quanto das técnicas de tratamentos que podem precisar. Então sempre aja com cuidado ao conversar e lidar com ele.

Ouça suas histórias

Todos nos gostamos de falar, mas também devemos ouvir. Ouça a história do idoso, ele deve ter centenas de boas aventuras que viveu ao longo dos anos para te contar.

Segurança em casa

Boa parte dos idosos passa muito tempo em casa, por isso, necessitam de conforto e segurança, como: tapetes antiderrapantes, manter a casa sempre bem iluminada, organizar a mobília de forma que não atrapalhe a locomoção, instalação de barra de apoio e corrimão, não deixar artigos inflamáveis próximos ao fogão e evitar sapatos escorregadios para eles.

Ajude-o a manter a boa saúde

A alimentação é um dos aspectos mais importantes na vida do idoso. Assegurar-se de uma dieta saudável e rica em nutrientes, como frutas, legumes e verduras, são o que eles mais precisam.

Verifique se está bebendo bastante água para manter a hidratação e o ajude-o a tomar os remédios na hora certa.

Também é interessante consultar um médico e verificar a possibilidade do idoso poder realizar alguma atividade física, caminhar, fazer aulas de hidroginástica etc.

Cinco dicas ‘rápidas’ para ficar atentos

1-     Ajude-o a organizar a refeição

2-     Ajude-o com a higiene pessoal

3-     Leve-o as consultas com o médico

4-     Ofereça ajuda quando ele se prontificar para fazer algo

5-     Leve-o para passear em parques

Na dúvida consulte pelo médico geriatra de seus avós e os ajude a ter uma vida saudável e feliz!

Dra. Mirtes Aparecida Fabricanti

Geriatra e membro do corpo clínico da Clínica Fares

CRM 44810

Posted in geriatria by Clinicafares | Tags: , ,
Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE