Sangue na urina – você sabe o que é hematúria? - Clinica Fares Sangue na urina – você sabe o que é hematúria?

Sangue na urina – você sabe o que é hematúria?

2 de agosto de 2018

Hematúria não é uma doença, mas é sinal da presença de sangue na urina e causa grande preocupação, pois indica que há algo de anormal no sistema geniturinário.

Existem dois tipos de hematúria. A primeira é a macroscópica, quando é possível ser detectada a olho nu, pois a urina se apresenta vermelha.

Já a segunda, microscópica, apenas é visualizada com uma análise de urina, porque a quantidade de sangue é pequena, por isso, para identificar se a pessoa tem hematúria microscópica é preciso realizar o exame de urina.

Em boa parte dos casos a hematúria pode indicar inflamação e infecção urinária ou cálculos (pedra nos rins).

Embora, também possa ser sinal de, por exemplo, problema na bexiga, rins e ureteres, doença renal, câncer, além de ser comum em homens com mais de 50 anos, com o aumento da próstata; ou aparecer devido ingestão de alimento com coloração avermelha.

Em casos de pacientes tabagistas, a hematúria é um sinal de alerta mais importante, pois o cigarro é fator de risco para câncer de bexiga.

Normalmente, não é possível evitar a hematúria, no entanto, dá para tomar medidas que reduzam o risco de algumas doenças.

Como, por exemplo, beber bastante água para evitar infecções no trato urinário e diminuir os riscos de cálculos (pedra nos rins), além de fazer uma boa higienização.

O diagnóstico inicial da hematúria é feito através do histórico clínico do paciente, seguido de exames para análises. Portanto, o ideal é em qualquer suspeita, procurar um médico urologista.

Dr. Sahna Wilbonh de Barros

Urologista e Membro do Corpo Clínico da Clínica Fares