Saúde da sua voz no frio - Clinica Fares

Saúde da sua voz no frio

13 de agosto de 2018

Durante os dias de frio, algumas pessoas, podem ficar roucas. Isso acontece porque o frio contrai os vasos sanguíneos, deixando a laringe e as cordas vocais mais “apertadas”.

Sendo assim, aqui vão algumas dicas para evitar que problemas como este possam te preocupar:

1 – Beba muita água

Porque a água ajuda a hidratar as estruturas responsáveis pela produção da voz e ajuda a evitar o desgaste das pregas vocais. Além disso, é uma das responsáveis para garantir o bom funcionamento das funções básica do nosso organismo. Além de beber água faça inalação com soro fisiológico para hidratar as pregar vocais.

2 – Tom natural

Fale sempre em um tom suave, não fale alto nem baixo demais, fale em seu tom mais natural e confortável, assim é possível evitar que machuque a garganta e cause futuros problemas com as cordas vocais.

3 – Se agasalhe bem

Para manter a saúde do corpo e evitar as doenças de inverno, sempre se atente a temperatura corporal. Nos dias de frio, se agasalhe bem, sem sufocar, pode-se usar touca, cachecol, luva etc.

4 – Evite bebidas quentes

Chás, cafés, achocolatados e todas as bebidas muito quentes, podem fazer mal para o trato laríngeo. O ideal é sempre beber a bebida em temperatura morna.

5 – Evite bebidas alcoólicas

Cuidado com a digestão do álcool, inclusive se você usa sua voz profissionalmente, pois ele este tipo de bebida resseca a mucosa oral.

6 – Cuidado com o leite

Caso você vá usar a voz para algum logo tempo, deve se atentar ao leite e seus derivados, pois els ressecam a mucosa oral.

Contudo, caso, você está com alguma dificuldade na voz, é importante procurar pelo profissional fonoaudiólogo, inclusive se você trabalha muito com a voz, como operador de telemarketing, professor, palestrante etc.

Dra. Vivian Pardini Landulfo
Fonoaudióloga e Membro do Corpo Clínico da Clínica Fares
CRFA 13.186

Posted in fonoaudiologia by Clinicafares
Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE