Caxumba: você sabe como se contrai? - Clinica Fares Caxumba: você sabe como se contrai?

Caxumba: você sabe como se contrai?

13 de setembro de 2018

Inchaço e dores no rosto, indicam a doença causada por um vírus chamado Paramyxovírus, situada nas glândulas salivares, a caxumba – também é conhecida como papeira ou parotidite.

Geralmente, o vírus da caxumba atinge crianças, mas pode afetar os adultos. Contudo, para evitá-la, existe a vacina contra a doença que é dada aos 12 e 15 meses de vida, inclusive é gratuita em UBS (Unidade Básica de Saúde).

Quanto tempo dura?

A princípio, a caxumba não apresenta sintomas, tanto que o intervalo entre a infecção e o surgimento dos primeiros sintomas, duram em torno de duas ou três semanas.

Por ser uma doença que tem começo, meio e fim, sua a evolução e o tempo de duração variam de acordo com cada organismo.

Como acontece a contaminação?

Por ser uma doença viral, a caxumba é bem mais frequente no inverno, pois as pessoas ficam em lugares fechados para se mantiver longe do frio, com menos circulação de ar. Com isso, gera mais chances da transmissão do vírus da caxumba.

Inclusive, quando a pessoa está contaminada, ela pode transmitir o vírus para outros por meio da saliva ao falar, espirrar ou tossir.

Sua contaminação também pode acontecer se houver contato com secreção do nariz ou boca do doente, caso o outro use seus objetos contaminados.

Sintomas da caxumba

• Inchaço no pescoço
  • Dor de cabeça
  • Dor ao mastigar e/ou engolir
  • Febre
  • Fadiga
  • Fraqueza
  • Perda de apetite

O diagnóstico

Seu diagnóstico é realizado pelo médico pediatra ou clínico geral com base nos sintomas. Além disso, o tratamento é realizado de tal forma para aliviar os sintomas.

Dra. Marina Giorgi Manin

Pediatra e Membro do Corpo Clínico da Clínica Fares