Benefícios da atividade física para saúde e qualidade de vida - Clinica Fares

Benefícios da atividade física para saúde e qualidade de vida

20 de setembro de 2018

O dia a dia de muitos passam voando e quando se menos espera a semana já foi embora. São tantos afazeres que não damos atenção para algo que faz toda diferença na vida de quem pratica: atividade física.

Deixar de levar uma vida sedentária tem suas vantagens, inclusive por manter o corpo saudável e longe de doenças.

Abaixo, você pode acompanhar alguns dos benefícios da atividade física para a saúde e o bem-estar:

Ajuda prevenir doenças do coração

Praticar atividade física regular diminui os riscos de doenças cardiovasculares. Tanto que, de acordo com o Ministério da Saúde a falta de atividade física é responsável por 54% de doenças cardiovasculares e 37% dos riscos de casos de câncer.

Entre as doenças que podem ser evitadas estão: diabetes, obesidade, hipertensão e colesterol.

Melhora o humor

Muito sono, falta de energia e cansaço? É melhor largar o sofá e praticar atividade física! Há diversos estudos que apontam a atividade física como forma de melhorar o humor e disposição.

Acontece que os exercícios aumentam a quantidade de endorfina, substância responsável pela sensação de prazer e é produzida por nosso cérebro.

A endorfina leva para o corpo através de vasos sanguíneos uma mensagem de relaxamento e sentimento de bem-estar.

Melhora condicionamento físico

Praticar atividade física ajuda a ter melhor condicionamento físico que conseqüentemente contribui para uma vida mais saudável e com qualidade.

Ter condicionamento físico ajuda em diversos aspectos da capacidade física, como velocidade, equilíbrio, resistência, agilidade etc.

Este condicionamento, também capacita o coração, pulmão e o conjunto de músculos, diminuindo cansaço e dor, dando mais qualidade de vida.

Melhora o organismo

Que fazer atividade física contribui com melhores medidas corporal e deixa os músculos mais definidos e fortes, podemos já sabemos.

Mas o que não é tão falado e faz a diferença é que também melhora o organismo.

Transformações podem acontecer no organismo de praticantes de atividades físicas, como fortalecimento do sistema imunológico, controle da pressão arterial e colesterol ruim. Além de prevenir doenças crônicas, como diabetes.

Vale lembrar que…

Antes de iniciar as atividades é importante procurar ajuda de um profissional da saúde para entender como o seu corpo irá corresponder à rotina com as atividades físicas. Ter orientação de um educador físico também pode ser válido para ajudar a entender os seus limites.

Além disso, se for praticar atividades fora de casa ou na academia, é importante se atentar ao sol; procurar se exercitar no começo da manhã ou no fim da tarde e passar protetor solar é valioso.

Por fim e não menos importante, manter uma alimentação saudável, rica em frutas, verduras e legumes.

Na dúvida, consulte seu médico de confiança. Ele é quem melhor poderá lhe orientar.

Dr. Carlos Alberto Kenji Nakashima

Cardiologista e Membro do Corpo Clínico da Clínica Fares

CRM 165749

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE