6 dicas para cuidar da saúde mental - 6 dicas para cuidar da saúde mental

6 dicas para cuidar da saúde mental

10 de outubro de 2018

Quando falamos de saúde, logo, pensamos na saúde física, não é mesmo? Mas não devemos esquecer dos cuidados que devemos ter com a saúde mental, nosso estado psicológico afim te levarmos uma vida saudável e equilibrada.

Por isso, acompanhe abaixo, seis dicas para cuidar da sua saúde mental:

1 – Tenha uma boa noite de sono

Dormir bem e no tempo ideal ajuda na qualidade de vida. Tanto que dormir de mais ou dormir de menos pode ser prejudicial à saúde e causar doenças como depressão ou estresse.

Ao se preparar para dormir, procure relaxar, ouvir uma boa música, ler seu livro favorito, apague a luz e evite ficar com o celular na cama ou com a TV ligada.

Uma boa noite de sono, inclui dormir, entre 6 e 8 horas, e favorece o humor e disposição.

2 – Interaja socialmente

Manter contato social (presencial) é um excelente caminho para cuidar da mente. Realizar atividades em grupo, sair com os amigos, visitar familiares, conversar com quem confia, são formas de relaxar o corpo e a mente.

É importante também se desligar, às vezes, das redes sociais e deixar o celular e aparelhos de comunicação de lado para dar atenção às pessoas que te fazem bem e até mesmo ter um tempo para você, relaxando e curtindo seu momento.

3 – Cuide de seu corpo

Ter uma alimentação saudável, rica em frutas, verduras e legumes coopera com a saúde de diversas maneiras, inclusive com a mente. Evite frituras, gorduras e sal em excesso, além de beber em média dois litros de água por dia, podendo ser distribuído em água sucos e chás naturais, e frutas, como melancia e melão.

Ademais, realizar atividade física diariamente contribui com a saúde mental, pois libera substâncias químicas responsáveis pela sensação de bem-estar, melhorando o humor e relaxamento do corpo, além de ajudar a cuidar da saúde física e evitando doenças.

Por isso, aos poucos, inicie atividade física regular, mas antes procure ajuda de um médico para orientações.

4 – Reduza o ritmo

Claro que o trabalho e os estudos são essenciais para nossa vida, mas, às vezes, é preciso desligar-se.

Aquela famosa frase de Charles Chaplin que diz “um dia sem rir é um dia perdido”, faz total sentido quando o assunto é saúde da mente.

Então, vá ao cinema com os amigos, comece assistir aquela série de comédia e dance até cansar numa festa. Se divertir é necessário e faz um bem enorme.

Na dúvida, consulte um médico psicólogo, profissional que poderá lhe orientar sobre os cuidados com a mente e te ajudar na melhor forma para levar uma vida mentalmente saudável.

Dra. Eliana Gonçalves Tolardo
Especialista em Psicologia e Membro do Corpo Clínico da Clínica Fares
CRP-SP: 62927

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE