Blog - ClinicaFares

Doença do refluxo gastroesofágico

26 de maio de 2017

Quem já não sentiu uma queimação na região do estômago? Ou teve a desagradável sensação de sentir o ácido ou restos alimentares subirem até a garganta? Estes são os principais sintomas da doença do refluxo gastroesofágico (DRGE). Na realidade todos nós apresentamos de forma normal episódios de refluxo durante o dia, principalmente após as refeições. Quando esses episódios se tornam muito frequentes, mais duradouros e os sintomas aparecem de forma recorrente estamos diante de um processo patológico (anormal) que é a DRGE.

A DRGE é uma doença crônica, muito prevalente e uma das principais causas de consultas médicas no nosso meio. Consiste no retorno do ácido e/ou conteúdo do estômago de forma ascendente para o esôfago e/ou outros órgãos adjacentes.  Como a mucosa do esôfago não é resistente ao ácido clorídrico produzido no estômago, ela acaba sendo “agredida” provocando alguns danos como a esofagite de refluxo. Trata-se de um processo inflamatório que leva ao sintoma de queimação. Além da queimação o outro sintoma típico da DRGE é a regurgitação, que consiste no retorno do ácido e/ou restos alimentares até a boca. Outros sintomas conhecidos como atípicos podem ocorrer como: rouquidão, pigarro, tosse, sensação de “bola” da garganta, e

26 de maio de 2017

Uma boa hidratação auxilia na manutenção do viço e da beleza da pele, além de manter a integridade da camada de proteção cutânea e evitar problemas como descamação, ressecamento, envelhecimento precoce, irritações e infecções. Assim, diariamente, é preciso usar hidratantes adequados a cada tipo de pele e específicos para o rosto e o corpo. É bom lembrar que as peles oleosas também precisam de hidratação. Nesse caso, recomenda-se usar um produto oil-free, que é à base de água e não aumentará a oleosidade da pele. Uma boa hidratação deve ser feita por dentro e por fora. Por isso, além do uso de produtos específicos, recomenda-se a ingestão diária de, no mínimo, dois litros de água. Veja outras medidas que ajudam a manter a pele bem hidratada: 1) Evitar exposição excessiva ao sol; 2) Manter uma dieta rica em frutas e verduras, que contenha muitas fibras; 3) Evitar o uso excessivo de sabonetes, buchas, banhos muito quentes e prolongados, principalmente no inverno; 4)Evitar realizar esfoliações excessivas na pele. Aqui na Clínica trabalhamos com SkinBooster, técnica em que injetamos uma substância em alguns pontos da face, colo e pescoço, para aumentar a hidratação profunda da pele. Texto por : Dr. Fabricio Freitas – Dermatologista – Clinica Fares (Osasco)   CRM-SP: 122.138

26 de maio de 2017

O papiloma vírus humano, mais conhecido como HPV, é um vírus bastante comum e contagioso. Estima-se que praticamente todas as pessoas sexualmente ativas vão entrar em contato com o HPV em algum momento de suas vidas. Na grande maioria das vezes o contato com o HPV não traz nenhum problema, mas alguns homens podem desenvolver verrugas ou até mesmo alguns tipos de câncer. Por isso é tão importante que façamos alguns esclarecimentos sobre esse vírus. O que é HPV? HPV é uma doença viral que pode ser transmitida de pessoa pra pessoa através de sexo anal, vaginal ou oral, ou até mesmo pelo contato íntimo pele a pele durante o ato sexual. Como homens “pegam” HPV? Tendo relação sexual com uma pessoa infectada pelo HPV. O HPV pode ser transmitido mesmo quando a pessoa infectada não tem nenhum sinal ou sintoma visível. Que problemas o HPV pode me causar? A maioria das infecções por HPV não causam nenhum problema para a pessoa infectada. No entanto, algumas pessoas podem desenvolver sintomas meses, ou até mesmo anos após o contágio. Isso faz com que seja difícil dizer quando que ocorreu a infecção. O HPV pode causar verrugas genitais e, em alguns casos, certos tipos de câncer. Não sabemos o motivo de algumas pessoas desenvolverem sintomas pelo HPV e outras não.

7 de fevereiro de 2017

Prevenindo o câncer colorretal Tocar nesse assunto sempre causa um desconforto nas pessoas, mas iremos comentar sobre um tipo de câncer que é altamente prevenível. Estima-se que o câncer colorretal (CCR) acometerá pouco mais de 34 mil brasileiros neste ano de 2017, por isso a relevância desse assunto. O CCR, em sua forma mais comum (Adenocarcinoma), origina-se na grande maioria das vezes de um pólipo intestinal. A notícia boa é que esses pólipos são facilmente removidos através de um procedimento chamado polipectomia, durante a realização da colonoscopia. colonO tipo, tamanho, quantidade e tempo de evolução dos pólipos predispõe ou não ao aparecimento do câncer. Pólipos maiores que 1,0 cm, múltiplos, com mais de 10 anos de formação e do tipo adenoma são os com maiores riscos. Sintomas como alteração do hábito intestinal, mudança nas características das fezes (Ex: Fezes afiladas), emagrecimento e, principalmente, sangue nas fezes nos alerta sobre a possibilidade de estarmos com a doença. A frequência desse tipo de câncer no nosso meio é alta… sendo assim o Ministério da Saúde recomenda para todos a realização do exame de Colonoscopia, aos 50 anos de idade, independente de presença de sintomas, como

Posted in blogdopapodeamigo by Clinicafares
2 de fevereiro de 2017

Você se sente exausto fisicamente, emocionalmente ou mentalmente? Esses sintomas podem surgir devido o acúmulo de estresse no trabalho e acabar se tornando a síndrome de Burnout, ou síndrome do esgotamento profissional. Pessoas que estão sofrendo com Burnout também podem apresentar dores de cabeça, palpitações, tonturas, problemas de sono, dores musculares e até resfriados, por exemplo. Profissionais que trabalham nas áreas de educação, enfermeiros, assistentes sociais, agentes penitenciários, bombeiros, policiais, médicos e mulheres que enfrentam dupla jornada correm risco maior de desenvolver esse problema. Alguns dos sinais e sintomas que ajudam a identificar se está sofrendo com este problema incluem:

1. Sentir que nada vai dar certo;
  2. Cansaço físico e mental constante e excessivo;cansacofisicoemental
  3. Falta de vontade para fazer atividades sociais ou estar com outras pessoas;
  4. Dificuldade para se concentrar no trabalho ou tarefas diárias;
  5. Falta de energia para manter hábitos saudáveis, como ir na academia ou ter um sono regular;
  6. Sentimento de que não s

Posted in blogdopapodeamigo by Clinicafares | Tags: ,
1 de fevereiro de 2017

shutterstock_567899167Que tal aprender uma receita diferente e super saudável de papinha de brócolis e abobrinha para inovar o cardápio do seu filho(a)? O brócolis é rico em minerais, como o cálcio, potássio, ferro, zinco e sódio e composto por diversas vitaminas, como A, C, B1, B2, B6, K, bem como fibra alimentar. Já a abobrinha é fonte de vitaminas do complexo B e vitamina A. Potássio, fósforo, cálcio, sódio e magnésio. Vamos aprender a receita?   Papinha de  Brócolis e Abobrinha  Ingredientes: shutterstock_568014991250 g de brócolis 250 g de abobrinha 2 colheres de azeite de oliva 500g de legumes e verduras diversos para o caldo ½ cebola pequena Água filtrada.   Modo de Preparo: Em uma panela doure a cebola com uma colher de azeite de oliva, acrescente os legumes e verduras do caldo e a água. Tampe a panela e deixe os legumes e verduras cozinhar por 2 horas ou até formar um caldo. Quando o caldo estiver pronto, retire os legumes e use apena

Posted in blogdamamae by Clinicafares | Tags: ,
31 de janeiro de 2017
A dor de cabeça é uma das queixas mais comum nos consultórios médicos. É difícil encontrar alguém que nunca tenha tido, pelo menos, uma vez durante a vida. Existem várias causas para dor de cabeça.

A grande maioria é benigna e causadas por 3 síndromes:

– Enxaqueca (migrânea);
– Cefaléia tensional;
– Cefaléia em salvas.
Entre as causas graves de dor de cabeça, destacam-se: – Tumores cerebrais; – Aneurismas;

25 de janeiro de 2017

O que é Febre Amarela?

A Febre Amarela é uma doença perigosa e pode até ser fatal! No estado de São Paulo, já foram confirmadas 3 morte ocasionadas por ela (Até o dia 25/01/2016). Todas as vítimas estiveram neste ano em Minas Gerais, estado que enfrenta um surto da doença.

Febre_ProtegerAs primeiras manifestações da doença são inesperadas pode ocorrer: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos por cerca de três dias. Existe ainda uma forma mais grave da doença, que é rara e costuma aparecer após um breve período de bem-estar (até dois dias) depois dos primeiros sintomas, quando pode aparecer insuficiências hepática e renal, icterícia (olhos e pele amarelados), manifestações hemorrágicas e cansaço intenso.

Prevenção

É muito importante adotar medidas preventivas para se proteger, por isso a Clínica Fa

20 de janeiro de 2017

Você sabe o que é glaucoma? Leia o texto escrito pelo Oftalmologista da Clínica Fares Dr. Jaime Martins e aprenda mais sobre esse assunto. O que é? É uma doença degenerativa do nervo óptico, que pode ou não estar associado a pressão alta intra ocular. Quais consequências? É uma doença que pode levar à cegueira e, apesar de tentarmos controla-la reduzindo a pressão intra ocular, não tem cura. Quais fatores de risco? Idade maior que 40 anos, história familiar da doença em parentes de primeiro grau, raça negra, asiáticos, traumas oculares , inflamações intra oculares e cirurgias oculares. Há relação entre pressão alta intra ocular e pressão alta sistêmica? Não. Como posso evitar? Na verdade, não há uma fórmula para evitar o glaucoma. O mais importante é passar em consultas periódicas com seu oftalmologista para que, em caso de doença, ela seja diagnosticada precocemente. Quais sintomas? Na maioria das vezes, não apresenta sintomas, até que a doença esteja avançada. Em alguns casos o paciente pode queixar-se de uma dor súbita, vômitos e baixa de visão no olho afetado. Em casos avançados, o paciente terá baixa de visão e perda de visão periférica. Como trato o glaucoma? O tratamento vai depender do s

Posted in blogdaterceiraidade by Clinicafares | Tags: , ,
16 de janeiro de 2017

Quer aprender uma receita de sobremesa saudável? Que tal um Brownie Fit? Aprenda essa receita fácil, deliciosa e muito nutritiva com opção também para os veganos!

BROWNIE FIT

shutterstock_523730359Ingredientes:

1 1/2 xícara de batata doce (uso 3 batatas pequenas)

1/2 xícara de cacau em pó

1/2 xícara de farinha de amêndoas ou de arroz integral ou de tapioca

1/2 xícara de óleo de coco

1 ovo

1/4 de xícara de mel (uso duas colheres de sopa)

1 colher de sopa de baunilha

1 pitada de sal

1 colher de bicarbonato de sódio

MODO DE PREPARO