Especialidade Otorrino - Clínica Fares

Telefone: 11 3851.4000

Otorrino e Fono é na Clínica Fares, agende sua consulta na Clínica Fares e surpreenda-se!

O otorrinolaringologista é o médico que trata das doenças dos ouvidos, nariz
e garganta. Também conhecido com otorrino, realiza tratamento clínico
e cirúrgico avaliando cada caso individualmente.

Motricidade Orofacial

otorrino1A motricidade Orofacial engloba a musculatura da face, boca, língua, e o trabalho do fonoaudiólogo busca solucionar problemas relacionados à sucção, respiração, posicionamento errado da língua, bruxismo, doenças do sistema nervoso central entre outros.

Linguagem

otorrino2Problemas com o desenvolvimento da linguagem podem ocorrer em crianças ou pessoas que tenham sofrido lesões neurológicas. O fonoaudiólogo é capaz de desenvolver etapas de tratamento personalizadas que buscam a melhor evolução do paciente.

Voz

otorrino3Com o tratamento correto é possível tratar e prevenir possíveis problemas com a voz, como rouquidão, alteração no tom, cansaço ao falar, voz trêmula entre outros. Fatores externos como ar condicionado, alimentação inadequada e manter uma higiene bucal são importantes para a manutenção de uma boa saúde vocal.

Fonoaudiologia

otorrino4O fonoaudiólogo é responsável pelo cuidado e aperfeiçoamento de aspectos da função auditiva, da linguagem oral e escrita, da voz, da fluência e dos sistemas cervical e de deglutição.

Labirintite – Distúrbios do labirinto

otorrino5A labirintite é um distúrbio do ouvido que causa vertigem, dificuldade de focar os olhos, tontura, perda de equilíbrio entre outros. Existem muitas causas prováveis para a labirintite, mas as seguintes situações aumentam o risco de aparecimento da doença: histórico de alergias, doença viral recente, infecção no ouvido, estresse, entre outras. O tratamento correto é importante para amenizar as crises de labirintite.

Distúrbios da deglutição

O distúrbio da deglutição ou, ou disfagia, causa dificuldade ou problemas para engolir. É uma condição comum em pacientes com doenças neurológicas ou com traumas ou tumores na boca ou garganta. Pode causar desnutrição e desidratação, e o tratamento pode envolver medidas fonoterápicas, clínicas ou cirúrgicas.

Amigdalite

otorrino7A amigdalite é a inflamação das amídalas, podendo ser bacteriana ou viral. Tem como sintomas a dificuldade em engolir, dor no ouvido, febre e dor de cabeça. O tratamento dependerá do que estiver causando a amigdalite. A retirada das amígdalas é indicada em caso de amigdalite de repetição.

Otite

otorrino7A otite é uma infecção do ouvido. As crianças são mais propensas a ter esse tipo de infecção, que deve ser tratada corretamente, pois pode levar a complicações graves. Pode ser causadas por bactérias e vírus, e tem como sintomas a dor de ouvido, febre, dor de cabeça e problemas para dormir. Existem testes que podem confirmar o diagnóstico da doença e o melhor tratamento será indicado pelo médico.

Apneia do sono

otorrino9A apneia do sono é um distúrbio do sono no qual a respiração para e começa repetidamente enquanto a pessoa dorme. Situações como obesidade, anatomia das amígdalas ou insuficiência cardíaca podem causar a apneia do sono. Existem testes que podem confirmar o diagnóstico da doença e o melhor tratamento será indicado pelo médico.

Desvio do Septo Nasal

otorrino10O septo separa uma narina da outra, mas problemas inflamatórios ou durante o desenvolvimento dos ossos, traumatismos e acidentes podem causar alterações e gerar problemas. Pode causar dificuldade para dormir, respiração boca, ronco e dores de cabeça. Após exame clínico o otorrinolaringologista diagnosticará o desvio e indicará o melhor tratamento.

Rinite

otorrino11A rinite se caracteriza por um conjunto de sintomas que acomete o nariz e os olhos, após respirar uma substância que cause alergia. Os sintomas são: coceira no nariz, coriza, espirros e pode estar associada a asma, sinusite e outras doenças. Para controlar e prevenir as crises é importante ter cuidado com a higiene do ambiente e verificar com o médico quais os melhores medicamentos.

Sinusite

otorrino12A sinusite é a inflamação das mucosas dos seios da face, e pode ser aguda ou crônica, dependendo da intensidade dos sintomas. É importante beber bastante líquido, fazer inalações, evitar o ar condicionado, e procurar um médico caso os sintomas persistam.

Orçamento:

Anexar pedido médico