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27 de dezembro de 2019 0

Cuide da sua saúde mental!

Devemos nos lembrar dos cuidados que temos que ter com a saúde mental, a fim de levarmos uma vida saudável e equilibrada.

Pessoas que têm a mente saudáveis entendem que ninguém é perfeito, todos têm defeitos e limites, e não precisamos agradar a todos. São pessoas que lidam com as emoções diárias, como amor, alegria, dor, medo e são capazes de enfrentar os desafios e mudanças de diferentes ciclos da vida. E para isso cuidam de diversas áreas da vida, como da alimentação, sono e fazer atividade física.

Selecionei alguns cuidados essenciais para te ajudar a ter um 2020 especial!

Faça um check-up da saúde

A maior parte das doenças, inclusive as que surgem de repente, são frutos de um longo processo que age em silêncio até apresentar seus primeiros sinais. Sabendo que saúde é tudo, e que para evitar possíveis problemas, um rastreamento e o diagnóstico precoce de doenças é o melhor caminho, você deve realizar um check-up.

Beba mais água!

Manter-se hidratado é fundamental para um organismo saudável e uma saúde em dia.

Tanto que, nosso corpo é composto por, pelo menos, 60% de água, que varia com a idade, e é usada em diversos processos metabólicos e químicos.

Por não termos reserva, ela deve ser reposta regularmente para manter nosso corpo saudável e o bom funcionamento das funções básicas do organismo.

Faça atividade física!

A prática da atividade física é uma das melhores formas para melhorar a qualidade de vida. Alguns dos benefícios da atividade física para a qualidade de vida, são: melhora o condicionamento cardiorrespiratório, melhora o condicionamento muscular, melhora a saúde óssea, melhora do humor e diminui o estresse, melhora a qualidade do sono e respiração, reduz os riscos de doenças do coração, reduz os riscos de AVC, reduz os riscos de diabetes, reduz os riscos de câncer de cólon e de mama, reduz os riscos de depressão, ajuda no controle de peso, ajuda a controlar o colesterol e da glicose no sangue, aumenta a sensação de felicidade e aumenta a autoestima.

1 – Durma bem

Dormir bem e no tempo ideal ajuda na qualidade de vida. Tanto que dormir de mais ou dormir de menos pode ser prejudicial à saúde e causar doenças como depressão ou estresse.

Ao se preparar para dormir, procure relaxar, ouvir uma boa música, ler seu livro favorito, apague a luz e evite ficar com o celular na cama ou com a TV ligada.

Uma boa noite de sono, inclui dormir, entre 6 e 8 horas, e favorece o humor e disposição.

Cuide do corpo

Uma alimentação saudável, rica em frutas, verduras e legumes ajuda a saúde de diversas formas, inclusive com a mente. Evitarmos frituras, gorduras e sal em excesso também é importante, já que uma alimentação não balanceada e com pouco valor nutricional pode desequilibrar o emocional de uma pessoa, além de causar doenças físicas.

Lembre-se sempre!

Você é a pessoa mais importante da sua vida, portanto, com todos esses cuidados sendo colocados em prática, há mais chances de ter uma saúde repleta de felicidade para compartilhar com quem ama; e lembre-se, cuidar da saúde mental é essencial para que isso aconteça! Agende uma consulta com um de nossos psicólogos, clicando aqui.

Muita saúde, amor e um próspero Ano Novo!

Dr. Renato A. Hisamoto

Psicólogo clínico e membro do Corpo Clínico da Clínica Fares

CRP 06/160807