WhatsApp-Image-2019-01-11-at-20.01.15.jpeg

1 de maio de 2020 0

Em meio a tanta correria, informação e trabalho, atualmente, é bastante comum ouvirmos alguém dizer que está estressado. Mas o que é esse tal de estresse?

O estresse é uma tensão que estimula o estado emocional (excitação) de forma que perturba a homeostasia (estado de equilíbrio de diversas funções do corpo) e pode ter consequências ruins se for com frequência e intenso, já que a princípio, o estresse funciona como um sistema de defesa do organismo frente a situações de tensão.

Ele pode ser causado por alguns fatores da nossa vida em diferentes áreas, como:

Trabalho: perda de emprego, emprego novo, assédio moral, sobrecarga de trabalho, intensa competição na equipe, insatisfação com o emprego etc.

Social: desejo de aprovação dentro de um determinado grupo onde a pessoa quer ser aceita, muita preocupação com contas para pagar, acúmulo de dividas, não ter tempo para lazer e hobbys, muito tempo no trânsito durante a rotina, alguma doença na família entre outros.

Emocional: baixa-autoestima, ansiedade, medos etc.

Sinais que estou ficando estressado

1 – Irritabilidade

2 – Falta de vontade de fazer atividades que fazia antes

3 – Insônia

4 – Falta de concentração

5 – Cansaço físico e mental

6 – Dores de cabeça, dores de estomago e musculares

7 – Transtornos alimentares

8 – Problemas do coração

9 – Doenças de pele

10 – Envelhecimento precoce

Como tratar o estresse?

Para se livrar do estresse é necessário olhar para si, para dentro de você e entender que você é a pessoa mais importante da sua vida! Por isso, é preciso promover mudanças tanto externas, quanto externas, como, por exemplo:

  • Fazer um planejamento do seu dia
  • Realizar uma tarefa por mês
  • Rever suas próprias emoções
  • Aprender a dizer não
  • Ter tempo para lazer
  • Fazer atividade física
  • Cuidar bem da alimentação

É necessário cuidados para se livrar do estresse, para se acalmar, se autoconhecer e encontrar de novo o equilíbrio emocional!

Se você percebeu alguns sinais de estresse ou conhece alguém com essas características, consultar um profissional psicólogo é muito importante para tratar e prevenir algums doenças que podem se desenvolver, como: depressão, transtorno de pânico, obesidade, AVC, cardiopatias, diabetes entre muitas outras.

E você, como vai sua saúde emocional?

Aqui na Clínica Fares você pode agendar uma consulta com o psicólogo de maneira fácil e rápida. Acesse e faça um pré-agendamento.

Dra. Alexandra Vaz

Psicóloga e Membro do Corpo Clínico da Clínica Fares

CRP 127671