parar-de-fumar.jpg

25 de maio de 2020 0

Dia 31 de maio comemorado o Dia Mundial Sem Tabaco, e a campanha deste ano tem o objetivo alertar quais são os danos causados aos pulmões pela exposição ao tabagismo, seja ativo ou passivo.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a exposição direta ou indireta ao tabaco tem as seguintes consequências:

  • Câncer
  • Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC – enfisema pulmonar, bronquite crônica)
  • Maior chance de desenvolver asma, pneumonia e infecções respiratórias de repetição;
  • Aumenta a chance de morte em pessoas com tuberculose;
  • Aumenta a chance de infarto do miocárdio e derrame cerebral.

A campanha do Dia Mundial Sem Tabaco é uma oportunidade de engajar todos os setores da sociedade e, além disso, capacitar os países para fortalecerem a implementação do plano de medidas para conter a epidemia do tabagismo.

Para já “adiantar” o auxílio ao tabagista que quer parar de fumar, deve-se saber que a cessação do tabagismo não é uma tarefa fácil, mas já listamos alguma dicas que podem ajudar na batalha contra o vício:

1- Evite o uso de bebidas alcoólicas, café e contato com outros tabagistas no primeiro mês, quando você está mais propenso a fumar;

2-  Avise aos amigos e familiares tabagistas a não te oferecerem cigarro e não deixe nenhum cigarro ao seu alcance em casa. Também avise que é possível que esteja mais irritado nesse período.

3- Procure escovar os dentes logo após as refeições, driblando a vontade de fumar;

4-  Ocupe a cabeça nos momentos de crises de abstinência ao tabaco. Pode ser com palavras-cruzadas, crochê/tricô, passear com o cachorro, telefonar para conversar com alguém ou até comer uma fruta.

Se você fuma (ou conhece quem fuma) busque informações, oriente-se, pare de fumar, ajude um amigo a parar de fumar, e procure um pneumologista para auxílio médico, seja para ajudar a parar de fumar ou para tratar os males que o cigarro causou.

Na Clínica Fares você pode consultar um pneumologista para cuidar da sua saúde e ajudar nesse combate!

Dr. Rodrigo J C Santiago

Pneumologista e Membro do Corpo Clínico da Clínica Fares

CRM-SP 129870

RQE 69441