transtornos-mentais.jpg

10 de outubro de 2020 0

Tão importante, quanto manter uma vida física saudável, se alimentando bem, fazendo atividade física entre outros hábitos que te tornam melhor, cuidar da saúde mental é extremamente essencial.

Fatores como, mudança de humor, ansiedade, tristeza excessiva, solidão, sofrimento emocional, choro frequente, irritabilidade, perda de interesses, descontentamento e desesperança são alguns dos sintomas de quem sofre com algum transtorno mental.

Sintomas que podem levar a pessoas tirarem a própria vida; segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), anualmente, este número é de 800 mil no mundo inteiro.

São vários os transtornos mentais e cada um tem suas características, mas há alguns sinais que possam indicar possíveis transtornos mentais, como:

1. Tem problemas com o sono

Transtornos no sono é um problema ligado a vários transtornos mentais; pode ser, por exemplo, desde excesso de sono até a insônia.

Uma pessoa deve dormir em média de 7 a 9 horas por noite, sendo assim, ficar noites sem dormir ou sentir sono demais, pode indicar problemas, como ansiedade ou depressão.

2. Vive ansioso

É bem normal ficar ansioso antes de uma apresentação importante ou no dia da prova. Mas quando essa emoção passa a atrapalhar o modo de viver, não é um bom sinal.

Tudo para a trazer preocupações, o pensamento fica no futuro, e se formam vários diálogos mentais, podendo até causar palpitações e dores de cabeça.

3. Humor que oscila

É normal sentir uma mudança de humor em alguns momentos da vida, sejam eles bons ou ruins. Porém quando percebe que o humor está desregulado e se altera facilmente ou sem motivo aparente.

4. Tem se afastado das pessoas

Se isolar da família e amigos, permanecendo mais sozinho do que em companhia, sair do emprego e trancar cursos que fazia, sempre dando desculpas para não sair, não são bons sinais.

5. Esquecimento frequente

O esquecimento pode ser por dificuldade de concentração e tomada de decisão. Alguns transtornos mentais podem atrapalhar o processo cognitivo e fazer com que a pessoa se esqueça de forma fácil.

6. Pensamentos ruins

Pensamentos negativos recorrentes, angústia, muita tristeza, data de interesse pela vida são sintomas que não podem ser considerados comuns ou que todo mundo tem. Algo pode estar havendo e pode denotar aspectos de que a saúde mental não vai bem.

Importância de se cuidar

Quando você entende e observa os sinais de qualquer transtorno mental, há o primeiro passo para procurar ajuda e se adiantar para que nada de mais grave aconteça com a sua saúde mental, da mesma forma quando observa e ajuda alguém.

Pais e professores podem se atentar a comportamento de crianças e jovens e um ajudar o outro neste sentido.

Além disso, alguns dos hábitos que você pode inserir na rotina para levar uma vida leve e feliz, são fazer atividade física (escolher algo que se identifique), ter uma alimentação saudável, rica em nutrientes, ter boas noites de sono, ter algum hobby, passear e conversar com os amigos, entre outros.

Fale com um profissional

Agora que você conhece um pouco mais sobre os transtornos mentais, pode se auto avaliar ou se perceber alguém com sinais é importante indicar a procura por ajuda, pois se cuidar é sinal de amor a vida!

Clique aqui para agende agora uma consulta com o psicólogo na Clínica Fares, excelente profissional preparado para cuidar de problemas da mente.

Dra. Eliana Gonçalves Tolardo
Especialista em Psicologia e Membro do Corpo Clínico da Clínica Fares
CRP-SP: 62927