shutterstock_1507709129.jpg

12 de abril de 2021 0

O mês de abril é dedicado a campanha Abril Marrom, onde ressalta a importância da conscientização da prevenção e combate as diferentes e diversas causas da cegueira.

Segundo o Centro Brasileiro de Cirurgia de Olho – CBCO – a cegueira atinge, aproximadamente 1,2 milhões de pessoas no Brasil.

E desse total, cerca de 60% das doenças que causam a cegueira pode ser tratada, ou seja, se a pessoa tivesse tido acesso ao tratamento e diagnóstico precoce poderia não ter sido acometido pela cegueira.

Quais doenças oculares podem levar à cegueira?

Entre as principais doenças estão:

Catarata – é uma doença que não causa dor e afeta o cristalino do olho, leva a perda progressiva da visão.

Glaucoma – é uma doença que é caracterizada pelo aumento da pressão ocular intraocular ou por fragilidade do nervo óptico.

Ceratocone – é uma doença generativa que causa deformação da córnea (membrana transparente que protege o olho), deixando-a mais fina e curva, parecendo com um cone.

Retinopatia diabética – é uma doença que surge quando a diabetes não é identificada ou tratada de forma correta.

Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) – é uma doença que causa a redução da capacidade da visão central.

Sinais para se atentar:

• Perda do campo da visão
  • Distorção das formas
  • Visão embaçada
  • Dificuldade para enxergar em ambiente com pouca luz

Diagnóstico e prevenção da cegueira

É extremamente importante o diagnóstico dessas doenças e tratamento delas, pois, quando não tratadas, pode levar ao quadro de cegueira irreversível, como glaucoma.

Por isso, a ida frequente ao oftalmologista é a melhor forma de diagnóstico e prevenção das doenças que podem causar a cegueira.

O tratamento adequado é essencial cuidar da visão de cada paciente. Clique aqui para agendar sua consulta com oftalmologista.