Mês de novembro é o momento das compras para muita gente e para algumas o ano todo é tempo de comprar. O desejo pela compra, a dificuldade em lidar com o dinheiro e poupar podem ser consequências da falta de planejamento financeiro. Mas em alguns casos, esse desejo impulsivo por compras pode ser uma doença: Transtorno do Comprar Compulsivo (TCC).
O Transtorno do Comprar Compulsivo é uma síndrome psiquiátrica, mais conhecida por Oniomania.
A pessoa que tem TCC ocupa boa parte do seu tempo em lojas comprando produtos que não vai usar ou pensando no prazer em ter mais bens.
E este transtorno pode atingir pessoas de diferentes classes sociais, sendo uma doença que precisa de tratamento médico, algumas vezes até medicamentoso.
Além disso, pesquisas apontam que as mulheres compram mais impulsivamente do que os homens, mas eles também podem ser grandes consumidores.
Por que a pessoa compra por impulso?
O que pode levar uma pessoa a comprar por impulso é de que o ato de comprar serve como um remédio e para desperta nela sensações de prazer, bem-estar e satisfação. Ela caminha em busca dessa satisfação que nunca é sanada; é como que se a solução para as sensações negativas e frustações estivesse nas compras.
Principais sinais do comprador impulsivo:
· Descontrole financeiro durante os períodos de compras
· Gosto por comprar escondido das pessoas da família
· Vontade de comprar o tempo todo
· Muita ansiedade e humor alterado quando há longos períodos sem consumo
· Aumento do desejo de comprar quando se sente triste e/ou sob pressão
· Sensação de frustração e/ou fracasso depois de realiza uma compra
Qual a forma de tratamento?
O primeiro passo é ter ciência de que há algum transtorno por compras e é preciso receber ajuda.
Esta ajuda vem do conjunto da psicologia + psiquiatria, já que, muitas vezes, as compulsões vêm ligadas a transtornos de ansiedade ou à depressão.
Contudo, é importante ressaltar que cada caso é um caso e deve ser avaliado de forma individual.
Na dúvida, fale com um psicólogo para entender e se tratar! Cuidar da saúde mental, também é um ato de amor. Clique aqui para agendar!
Dr. Renato A. Hisamoto
Psicólogo clínico e membro do Corpo Clínico da Clínica Fares
CRP 06/160807