shutterstock_270747170-1200x801.jpg

9 de janeiro de 2020 0

Começo do ano é uma ótima época para fazer um check-up, inclusive nas férias escolares quando as crianças estão em casa e há mais tempo para fazer exames preventivos de rotina.

E quando se fala em criança saudável e bem cuidada é essencial levá-la ao médico para avaliar questões do desenvolvimento, como peso, altura, frequência cardíaca, temperatura e fala.

Depois disso, o médico vai determinar quais exames serão necessários realizar, por isso, cada consulta é individualizada. No geral, a ida ao pediatra deve ser assim:

• No primeiro ano de vida, as consultas devem ser mensais
  • No 2º e 3º ano de vida, a cada três meses
  • Do 3º ao 5º ano de vida a cada seis meses
  • Depois, pelo menos, uma vez ao ano

Exames mais comuns

Há alguns exames que são indispensáveis durante o check-up, agora você pode conhecê-los um pouco mais e entender a importância de cada um:

Teste do pezinho (triagem neonatal)

O teste deve ser realizado após as primeiras 48 horas e até o 5º dia de vida do bebê. este teste pode identificar doenças no recém-nascido, como Fenilcetonúria (pode causar deficiência mental), Hipotireoidismo – doença que compromete o desenvolvimento físico e mental; Hemoglobinopatias – são doenças que atingem o sangue causando alterações da hemoglobina (substância do sangue) dificultando a circulação e pode afetar todos os órgãos.

Análise de fezes

Identifica a presença ou não de muco anormal, parasitas e sangue oculto nas fezes, que podem representar doenças graves.

Exame de urina

Este exame tem várias finalidades, como a presença de infecções, bactérias, perda de proteínas ou nível de alterações renais.

Hemograma

É um exame que aponta diversas doenças na infância, como anemias, infecções e doenças crônicas.

Glicemia e insulina

Os exames de glicemia e insulina servem para verificar se a diabetes da criança vai bem, inclusive porque a diabetes na infância é um problema grave que está bastante comum.

Colesterol e triglicérides

As doenças do coração, geralmente, são de histórico familiar ou quando a pessoa descobre, é porque o problema já apresentava sinais. Por isso, é importante medir essas taxas e caso demonstre alterações, seja possível tratar rapidamente.

Vacinação

Além disso, vale ressaltar, que manter a carteira de vacinação da criança em dia é uma forma de evitar doenças graves; o pediatra pode checar a carteira de vacinação durante a consulta também.

Ir ao dentista periodicamente e prevenir caries e infecções que se iniciam pela boca também é importante.

Cuidar é essencial!

Viu como o check-up da criança é importante? Se sempre cuidada com carinho e saudável na infância, com check-up, boa alimentação, horários de sono organizado e carinho da família, com certeza, será um jovem e adulto livre de problemas!

Agende agora uma consulta com um pediatra da Clínica Fares para seu filho e cuide já da saúde de quem você tanto ama. Clique para agendar!

Dr. Alfredo Rangel Ayres Prestes

Pediatra, médico do trabalho e membro do corpo clínico da Clínica Fares

CRM 63058