shutterstock_1833489469-1200x675.jpg

24 de março de 2022 0

Você sabia?

Além de restaurar a visão do paciente, a realização da cirurgia de catarata diminui em 30% o risco do desenvolvimento de Alzheimer e outras demências, segundo estudos realizados na universidade de Washington.

O que é catarata?

A Catarata é uma doença caracterizada pela perda da transparência na lente natural dos olhos. Essa lente tem a função de ajustar o foco da visão em diferentes distâncias, produzindo maior nitidez no que enxergamos.

Na maioria das vezes, essa doença se desenvolve lentamente durante a vida, afetando pessoas acima de 50 anos, mas há casos raros, em que bebês já nascem com a visão prejudicada.

Sinais e sintomas:

• Visão dupla
  • Sensibilidade à luz
  • Dificuldade para ler, dirigir e andar
  • Escurecimento da visão
  • Mudanças frequentes no grau dos óculos
  • Dificuldade para realizar atividades diárias

A diminuição da visão, assim como da audição, são fatores de risco para o desenvolvimento de demências e declínios cognitivos.

Sendo que, pessoas com limitações visuais tendem a reduzir a execução de atividades diárias, e interações sociais, tornando-se mais dependentes de cuidados básicos.

A cirurgia de catarata é realizada de forma rápida e indolor, com duração média de até 30 minutos, permitindo que o paciente volte às atividades diárias no mesmo dia, tomando apenas alguns cuidados pós-operatórios, como: Não coçar ou esfregar os olhos, evitar exercícios físicos, utilizar os colírios indicados, evitar piscinas, cuidados com a posição de dormir e seguir as demais orientações médicas.

Benefícios pós-cirurgia:

• Retorno da visão
  • Aumento da qualidade de vida
  • Redução das taxas de acidentes domésticos
  • Melhora a interação social
  • Possibilita maior independência

Além do enorme benefício de voltar a enxergar, a cirurgia de catarata também contribui para que o paciente não perca a capacitação mental!

Faça seu pré-agendamento para uma avaliação com o Oftalmologista acessando:

www.clinicafares.com.br/procedimentos-oftalmologia/catarata.php

ou ligue para: (11) 3851-4000