shutterstock_1926178439.jpg

5 de julho de 2021 0

A colonoscopia é um exame que avalia a mucosa do intestino grosso é indicado para identificar a presença de pólipos, câncer intestinal ou outros tipos de alterações no intestino, como colite, varizes ou doença diverticular.

Quando a pessoa apresenta sintomas que possam sugerir alterações intestinais, como sangramentos ou diarreia persistente, por exemplo, é necessário fazer este exame. Também é necessário rotineiramente para o rastreio do câncer do cólon para pessoas a partir dos 50 anos, ou antes, caso exista um maior risco de desenvolver a doença.

Para a realização da colonoscopia, é necessário fazer um preparo especial com ajustes na alimentação e uso de laxantes, para que o intestino esteja limpo e as alterações consigam ser visualizadas.
O exame não causa dor, pois é feito sob sedação, porém, algumas pessoas podem sentir um desconforto, inchaço ou pressão no abdômen durante o procedimento.

Indicações:

• Pesquisar pólipos, que são pequenos tumores, ou sinais sugestivos de câncer do cólon;
  • Identificar causas de sangramento nas fezes;
  • Avaliar uma diarreia persistente ou outras alterações do hábito intestinal de origem desconhecida;
  • Diagnosticar doenças do cólon como diverticulose, tuberculose intestinal, retocolite ulcerativa ou doença de Crohn, por exemplo;
  • Investigar causas de anemia de origem desconhecida;
  • Fazer uma avaliação mais detalhada quando são encontradas alterações em outros exames como pesquisa de sangue oculto nas fezes.

Agende uma consulta com um de nossos médicos: 11-3851-4000 ou acesse: