iStock-831023822-1200x800.jpg

21 de novembro de 2021 0

Dia Nacional de Combate à Dengue

O Dia Nacional de Combate à Dengue é uma data para alertar a população sobre a importância de eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti. Com a chegada do verão e das chuvas, há um aumento na proliferação desse inseto, que se reproduz na água parada.

 

Como prevenir que o mosquito se reproduza

A fêmea do mosquito Aedes aegypti é a responsável pela transmissão da dengue. Para se reproduzir, ela precisa de ambientes com água parada e limpa, onde deposita seus ovos, que após 2 dias se transformarão em novos mosquitos transmissores.

Para evitar ambientes que favoreçam a proliferação dos mosquitos, é importante que você:

  • Esvazie as garrafas e as deixe com a boca virada para baixo
  • Limpe as calhas
  • Coloque areia no pratinho dos vasos de plantas.
  • Tampe tonéis, lixeiras e caixas d’água
  • Coloque objetos como pneus e lonas abrigados da chuva

 

Informações importantes sobre o mosquito

Seu tempo de vida é de 30 dias, sendo que após 7 dias como larva o mosquito já está maduro. Tem cor escura, normalmente preto ou marrom com listras brancas. Voam à altura média de 1,5 m do chão. O horário de maior atividade do mosquito é na parte da manhã e no final da tarde. Apenas a fêmea do mosquito transmite o vírus. Se reproduz em clima quente e úmido e necessita de água parada para botar os ovos. A cada 3 dias, colocam 40 ovos de uma vez.

 

Principais sintomas da dengue

Os sintomas da dengue podem ser confundidos com os de doenças mais comuns como gripes e resfriados, pois a pessoa costuma sentir febre, dor de cabeça, cansaço, mal-estar e dor no corpo. Por tanto, é importante estar sempre alerta, e, ao surgirem os sintomas, buscar imediatamente um médico para realizar o diagnóstico e o tratamento adequado.

 

A Clínica Fares conta com profissionais altamente preparados para atender você.

 

Medicina preventiva é o melhor cuidado para a sua saúde!

Clique aqui e agende agora mesmo sua consulta

 

Ou, se preferir, entre em contato com a nossa Central de Atendimento pelo telefone: (11) 3851-4000.