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24 de abril de 2019 0

Por que fazer atividade física pode mudar sua vida?

Quando você se lembra de atividade física, logo vem à mente qualidade de vida. Isto porque em portais de Saúde sempre é alertado sobre a importância dessas atividades e seus benefícios para o bem-estar.

Apesar disso, muita gente ainda não prática atividade física ou não entende qual o impacto dela na qualidade de vida.

Sendo assim, abaixo você pode conferir alguns dos benefícios da atividade física para a qualidade de vida:

  • Melhora o condicionamento cardiorrespiratório
  • Melhora o condicionamento muscular
  • Melhora a saúde óssea
  • Melhora do humor e diminui o estresse
  • Melhora a qualidade do sono e respiração
  • Reduz os riscos de doenças do coração
  • Reduz os riscos de AVC
  • Reduz os riscos de diabetes
  • Reduz os riscos de câncer de cólon e de mama
  • Reduz os riscos de depressão
  • Ajuda no controle de peso
  • Ajuda a controlar o colesterol e da glicose no sangue
  • Aumenta a sensação de felicidade
  • Aumenta a autoestima

Dicas para escolher a atividade física ideal:

  • Você vai precisar de entusiasmo para não desistir. Então, procurar uma atividade que se identifique é preciso.
  • Conheça as diversas atividades físicas. Você pode fazer aulas experimentais até encontrar alguma atividade que se goste.
  • Administre seu tempo. Encontre alguma atividade que esteja de acordo com as atividades que você faz no dia a dia.
  • Pense no local da atividade. Se a academia fica longe da sua casa e você sabe que não tem carro para ir, vale pensar se não vale a pena fazer algo em casa mesmo.
  • Encontre um por quê e um objetivo para a prática. O motivo da escolha de qualquer atividade irá definir qual caminho prosseguir.
  • Faça a atividade em um horário fácil para você. Nada de querer madrugar, se você sabe que não gosta de levantar cedo.

Alguns tipos de atividades físicas

  • Ciclismo
  • Natação
  • Corrida
  • Caminhada
  • Yoga
  • Pilates
  • Musculação
  • Ginásticas
  • Lutas (boxe, jiu-jipsu, muay thai etc)
  • Atividades coletivas (futebol, vôlei, handebol etc)

Além disso, para os adultos, pode incluir atividades como, ir de a pé ao trabalho, trocar o transporte público por ir caminhar, preferir escadas ao invés de elevador, levar o cachorro para passear, danças, entre outros.

Lembrando que a OMS – Organização Mundial da Saúde, também recomenda que os adultos, realizem pelo menos 150 minutos de atividade intensa moderada de atividade física aeróbica por semana ou 75 minutos de atividade física aeróbica intensa por semana. Ou uma mistura de moderada e intensa por semana.

Já para crianças e adolescentes, a recomendação é de 60 minutos semanais de atividade moderada a intensa.

Preparação

A prática da atividade física é uma das melhores formas para melhorar a qualidade de vida.

Mas antes de iniciar qualquer tipo de atividade física é importante procurar por um médico, para ajudar você a se preparar e orientar caso haja alguma lesão que te impeça de fazer algum tipo de atividade. Além, disso um educador físico também é fundamental nesse momento.

Na Clínica Fares você pode agendar uma consulta com médico clínico geral de maneira fácil e rápida. Acesse e faça um pré-agendamento.

Dra. Gabriela Maria Nara Sadeck

Clínica Geral e Membro do Corpo Clínico da Clínica Fares

CRM 159931